Projetos da Assembleia Legislativa pretendem reconhecer rotas turistas no Estado
Publicado em 21/10/2024 às 13:31
Foto: Ellen Campanharo
A pauta de votações da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) desta segunda-feira (21) apresenta quatro propostas de lei com o objetivo de fortalecer o turismo em diversos municípios do estado. O destaque é o Projeto de Lei (PL) 285/2023, que concede o título de “Cidade das Conchas” ao município de Piúma, reconhecendo a importância do artesanato de conchas como uma relevante atividade econômica local. O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) é o autor da proposta.
Além disso, três outros projetos visam à criação e reconhecimento de rotas turísticas estaduais. O PL 316/2023, do deputado Callegari (PL), propõe a criação da “Rota do Vale do Segredo”, que abrange os municípios de Itapemirim e Vargem Alta, oferecendo atrações naturais como picos, vales, cachoeiras e áreas de mata.
Outro projeto, o PL 348/2023, de autoria do deputado Zé Preto (PP), institui a “Rota dos Tropeiros” em Guarapari, que passará pelas comunidades de Andana, Laje das Pedras e Jabuticaba.
Por fim, o PL 413/2023, do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), reconhece a “Rota do Carmo”, em Domingos Martins, como uma rota turística oficial. Essa rota, de aproximadamente 9 km, é uma oportunidade de explorar o agroturismo da região, com visitas a plantações de morangos orgânicos e a possibilidade de degustar e adquirir produtos locais como mel, vinhos, doces, licores, massas e geleias, além de oferecer infraestrutura para hospedagem e alimentação.
Todos os quatro projetos já passaram pelas comissões da Assembleia e estão prontos para serem votados pelo Plenário.
Fonte: ALES