Demissão de diretor escolar gera protestos de pais e alunos em Afonso Cláudio

Publicado em 19/10/2024 às 10:02

Compartilhe

WhatsApp Image 2024-10-19 at 08.36.27

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Pais e alunos Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio se mobilizaram, na última quarta-feira (16), em frente à Superintendência Regional de Educação, em Afonso Cláudio. O ato foi uma resposta ao afastamento do diretor Júlio César da Silva, uma decisão da Secretaria de Educação do Estado (SEDU), anunciada no dia 7 de outubro, um dia após as eleições municipais.

A decisão provocou reações entre os membros da comunidade escolar, que se uniram para solicitar a permanência do diretor, que ocupava o cargo há oito anos. A demissão do diretor ocorreu em meio à circulação de uma carta anônima entre a comunidade escolar, que criticava a gestão da escola. O documento menciona um suposto desmanche da estrutura escolar em 2016 e questionava a qualificação dos profissionais.

O diretor Júlio César negou as alegações contidas na carta anônima. Segundo ele, a escola não sofreu desmanches, mas passou por um processo de revitalização. “A carta relata acusações mentirosas, escritas por pessoas que se escondem no anonimato, com denúncias sem fundamentos e sem provas concretas contra a equipe gestora desta escola”, afirmou.

Júlio César também ressaltou o trabalho feito durante os oito anos no cargo. “Em nossa escola, oferecemos uma estrutura com qualidade em todos os sentidos. Seja no âmbito administrativo, pedagógico e estrutural, a educação é de qualidade e igualitária, independente de classes sociais”, completou.

Em resposta à situação, pais e alunos formaram um grupo nas redes sociais chamado “RESISTÊNCIA DA UNIÃO ESTUDANTIL”, para mobilizar apoio ao diretor afastado. Além disso, iniciaram um abaixo-assinado que já reuniu dezenas de assinaturas.

A situação gerou reações de pais de alunos da escola. Alini Silva, mãe de duas filhas com necessidades especiais que frequentam a instituição, manifestou apoio ao diretor, destacando o acolhimento que suas filhas receberam. “O que fazem contra o diretor Júlio é infundado”, disse Alini.

Patricia Giestas, mãe de uma aluna, expressou seu descontentamento com o afastamento, enfatizando a importância de Júlio na vida escolar de sua filha. “A saída do diretor vai causar danos tanto aos alunos quanto aos pais”, afirmou Patrícia.

A Secretaria de Estado da Educação, por sua vez, informou em nota, “que um processo seletivo foi aberto para a função de diretor escolar, conforme critérios técnicos estabelecidos pela Portaria 154-R de 17 de dezembro de 2020. Para o exercício da função de diretor, é necessário o cumprimento de critérios de mérito e desempenho, podendo a administração escolar ser alterada caso esses critérios não sejam atendidos”.

A coordenadora pedagógica da escola, Márcia de Souza Neves Secchin, apoiou as declarações de Júlio e criticou a decisão de afastá-lo. Segundo ela, a decisão ignora os resultados positivos da escola, como o crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a taxa de aprovação de alunos em instituições de ensino superior.

Veja também

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos