Israel mata Yahya Sinwar, líder do Hamas e mentor do ataque de 7 de outubro
Publicado em 17/10/2024 às 17:18
Foto: Freepik
Israel anunciou a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas e um dos mentores do ataque de 7 de outubro, durante uma operação na Faixa de Gaza. As Forças de Defesa de Israel (FDI) comunicaram nesta quinta-feira (17) que Sinwar foi eliminado junto com outros dois membros do grupo. Em uma publicação no X (antigo Twitter), as FDI confirmaram: “Eliminado: Yahya Sinwar”. A agência Reuters citou fontes do Hamas indicando que ele foi morto em uma ação israelense.
Segundo as FDI, no local da operação não foram encontrados sinais de reféns, embora a TV pública Kan tenha relatado que os três mortos portavam notas e documentos que sugeriam a presença de reféns na área.
Com 61 anos, Sinwar assumiu a liderança do Hamas após a morte de Ismail Haniyeh, em julho passado, em Teerã, no Irã. Ele era considerado o principal arquiteto dos ataques realizados em território israelense no dia 7 de outubro de 2023, que resultaram na morte de 1,2 mil pessoas e deram início a um novo conflito na Faixa de Gaza.
Natural de Khan Yunis, Sinwar foi o líder do braço político do Hamas desde 2017 e não aparecia em público desde o início do atual conflito. Conhecido por sua postura rígida, ele passou mais de 20 anos em prisões israelenses, sendo libertado em 2011 em uma troca de prisioneiros. Sinwar era membro do grupo desde 1987 e foi um dos fundadores do Majd, o serviço de segurança interna do Hamas.