Ônibus escolar atola e estudantes precisam empurrar veículo a caminho do IFES
Publicado em 11/10/2024 às 16:45
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
Na manhã desta sexta-feira (11), alunos de Domingos Martins e Marechal Floriano tiveram que empurrar o ônibus escolar que ficou atolado em uma estrada de terra que liga a ES-465, em Domingos Martins, ao Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Centro-Serrano, em Santa Maria de Jetibá. O incidente ocorreu após chuvas intensas que agravaram as condições da estrada.
O portal Montanhas Capixabas já havia noticiado sobre as precárias condições da estrada, no ano de 2019, quando um ônibus que transportava estudantes colidiu com um barranco na mesma via, também devido a lamas na estrada.
O trecho de aproximadamente nove quilômetros de estrada de chão fica em territórios de três municípios: Domingos Martins, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá. Durante o incidente, os alunos foram obrigados a descer e ajudar a empurrar o ônibus atolado, mas, mesmo com o esforço, não conseguiram seguir viagem. Assim, segundo os pais, retornaram a Domingos Martins, sujos de lama e sem assistir às aulas.
Veja abaixo um dos vídeos do ônibus atolado, feito pelos alunos:
Segundo pais e alunos, incidentes como esses são um problema recorrente na estrada. Maria Thomes, mãe de um dos alunos, expressou sua indignação. “É uma vergonha para nós, termos uma escola tão maravilhosa na Região Serrana e enfrentar a precariedade de um trecho de estrada como esse”, afirmou.
Outra mãe de alunos, Bianca Ewald, expressa sua crescente preocupação com a segurança no trecho. “O IFES vai completar 10 anos e esse problema sempre esteve presente. São nove quilômetros que, sempre que chove, causam atolamentos, impedindo os alunos de chegarem à escola em segurança. A estrada é estreita, com curvas fechadas, e toda essa precariedade representa um risco significativo para os estudantes”, afirmou.
Veja abaixo outro vídeo do ônibus atolado, feito pelos alunos:
O secretário de Interior e Transporte de Domingos Martins, Ézio Fischer, informou que a equipe da Prefeitura foi ao local do ocorrido e averiguou que o incidente não se deu na parte martinense da via. “Todo o trecho sob responsabilidade do município de Domingos Martins foi vistoriado e não foram encontrados atoleiros ou pontos de difícil trafegabilidade, mesmo com as recentes chuvas”, afirmou.
Pavimentação do trecho se arrasta
A Prefeitura de Domingos Martins, em nota, informou que realizou no dia de hoje (11) a chamada da 7ª empresa colocada no processo de licitação para a execução da obra de 2,6 km, da qual o município é responsável. O recurso para a obra, de cerca de R$ 4 milhões, foi destinado por meio de uma emenda parlamentar do senador Fabiano Contarato.
O prazo para resposta da empresa e verificação de exequibilidade da obra, segundo a prefeitura, é até a próxima segunda-feira (14). Uma vez comprovada a capacidade da empresa chamada em realizar a pavimentação do trecho, será dada ordem de serviço para o início das obras.
O secretário de Obras do município de Domingos Martins, Guilherme Junior Helker, declarou que uma equipe já foi acionada para avaliar a situação e realizar os reparos necessários no trecho. “Estamos comprometidos em garantir a segurança dos nossos alunos e sabemos que a situação da estrada precisa de atenção imediata. A manutenção será intensificada, especialmente em períodos de chuva, para evitar que casos como esse se repitam”, afirmou.
Além disso, a prefeitura do Domingos Martins ressaltou que está em contato com a direção do IFES para monitorar a situação e buscar alternativas que possam minimizar os transtornos aos alunos. “Queremos garantir que todos os alunos tenham acesso seguro às escolas. Estamos abertos ao diálogo e dispostos a trabalhar juntos para melhorar a infraestrutura da região”, concluiu o secretário.
A reportagem do portal Montanhas Capixabas entrou em contato com Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER), para verificar se há previsão de pavimentação do restante do trecho, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.