Programa leva conscientização sobre prevenção do câncer de mama para mulheres rurais
Publicado em 09/10/2024 às 10:56
Outubro marca o início de uma importante mobilização: o Outubro Rosa. Mais do que uma campanha, é um convite à conscientização, destacando a relevância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama. No Espírito Santo, esse movimento se fortalece com o Programa de Saúde da Mulher Rural, realizado pelo Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais, que leva informações valiosas e cuidados para mulheres do campo.
O programa tem como foco a educação e a prevenção, visitando comunidades rurais no interior do estado, proporcionando conhecimento fundamental e incentivando uma nova perspectiva sobre a própria saúde. Para muitas dessas mulheres, que costumam priorizar o bem-estar de suas famílias, é uma chance de se reconectar com o autocuidado.
“O Programa de Saúde da Mulher está ativo o ano inteiro, ajudando essas mulheres a reconhecerem a importância de cuidar de si mesmas”, afirma Letícia Toniato, superintendente do Senar-ES. Além da saúde física, o programa oferece atividades que elevam a autoestima, como cortes de cabelo, massagens e design de sobrancelhas, gestos simples que as fazem sentir valorizadas e cuidadas.
Nos municípios por onde passa, o programa promove palestras e realiza exames preventivos, como o que identifica sinais precoces de câncer do colo do útero. Embora ainda trabalhem para incluir exames de câncer de mama, a equipe do Senar-ES conscientiza sobre o autoexame e a importância de buscar acompanhamento médico.
Munik Muniz, coordenadora do projeto, destaca o impacto emocional. “É um resgate da autoestima dessas mulheres, que, na correria do dia a dia, muitas vezes se esquecem de si mesmas”, explica. Por isso, as atividades acontecem aos sábados, permitindo que elas possam dedicar um momento especial a si próprias.
Unindo saúde, educação e autoestima, o Programa de Saúde da Mulher Rural vai além de uma campanha de conscientização. É um gesto contínuo de cuidado, lembrando essas mulheres, ao longo do ano, da importância de cuidar de si mesmas enquanto cuidam de suas famílias.
Fonte: Senar-ES