Estudantes de Conceição do Castelo visitam Instituto Nacional da Mata Atlântica

Publicado em 27/09/2024 às 15:30

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alunos conceição do castelo

Foto: reprodução/Sedu.

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado no município de Conceição do Castelo, participaram, no último dia 18 de setembro, de uma visita técnica ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), situado na cidade de Santa Teresa. A iniciativa fez parte do projeto interdisciplinar “Biomas Brasileiros” e buscou proporcionar experiências que unissem, de maneira inovadora, a teoria e a prática dos conceitos de Biologia e Matemática.

Durante as aulas que antecederam à atividade, os estudantes exploraram os biomas brasileiros e os princípios da ecologia, bem como estatística, porcentagens e números racionais relacionados ao tema. Além disso, temas transversais, como preservação e educação ambiental foram incorporados, incentivando debates relevantes para a formação cidadã.

Outras ações ligadas ao projeto incluem seminários, construção de mapas, modelagem matemática e até o uso de ferramentas on-line e softwares para simular os biomas, além da criação de terrários, proporcionando uma rica diversidade de abordagens pedagógicas.

No dia da visita, acompanhados por profissionais especializados, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o trabalho de preservação, as pesquisas desenvolvidas no Instituto Nacional da Mata Atlântica e a riqueza da fauna e flora da Mata Atlântica.

“A visita técnica ao INMA complementou o aprendizado teórico com uma vivência prática, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda e crítica sobre a biodiversidade e a importância da conservação ambiental do bioma Mata Atlântica”, ressaltou o professor de Biologia Bruno Quinelato.

Já a professora de Matemática Andressa Côco destacou que os conteúdos matemáticos abordados no projeto foram essenciais para o desenvolvimento de habilidades críticas. “Os dados sobre a Mata Atlântica permitiram que os alunos compreendessem os números por trás da degradação e conservação do bioma, ajudando a formar cidadãos mais críticos e engajados nas questões ambientais”, contou.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu.

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