Governo constrói barragem no interior de Cachoeiro de Itapemirim para fortalecer abastecimento hídrico
Publicado em 17/09/2024 às 13:41
Os períodos de estiagem prolongada têm se tornado mais frequentes no Espírito Santo desde, pelo menos, o ano de 2014. É por isso que o Governo do Estado tem realizado diversos esforços para diminuir as consequências da seca em território capixaba. Um exemplo disso é a construção de barragens para armazenamento de água, como a obra que está em andamento no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, dentro das ações da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
A região conhecida como Circuito “Águas de Burarama” tem tradição no turismo rural e passa a contar, nos próximos meses, com um dispositivo capaz de manter uma área alagada de 1,43 hectare, com 25 mil metros cúbicos de água. A barragem será utilizada para garantir segurança hídrica da população e para fins de captação para irrigação de lavouras e dessedentação de animais.
“As adversidades climáticas têm se tornado mais frequentes e é por isso que o Governo do Estado tem atuado em diversas frentes de trabalho para minimizar os impactos das alterações do clima na vida dos capixabas e também na agropecuária. Uma dessas frentes é a da construção de barragens, que atualmente está com três obras em andamento, mais uma obra para licitar e outros dois projetos para serem elaborados”, ressaltou Bergoli.
O investimento da Seag é superior a R$ 1,4 milhão. O secretário Enio Bergoli destacou ainda que o intuito é levar segurança hídrica para a população de Burarama. A estrutura de concreto tem previsão de ser concluída até o final deste ano.
Fonte e foto: SEAG