Homem conhecido por ter transtornos mentais é preso após furtar bicicleta em Domingos Martins
Publicado em 17/08/2024 às 10:47
Texto: Bruno Caetano / Foto: Polícia Militar
Um homem foi preso, nesta sexta-feira (16), após cometer uma série de furtos, perturbações e agressões na região de Paraju, Domingos Martins. A prisão em flagrante ocorreu após uma denúncia de que ele havia furtado uma bicicleta. Segundo os moradores, o homem aparenta sofrer de transtornos mentais. Ele foi localizado pela Polícia Militar (PM) com a bicicleta furtada e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Domingos Martins, onde foi autuado por furto.
Antes da prisão, a PM havia recebido um “alerta vermelho” de moradores informando que o suspeito estava em sua residência em posse de uma arma branca. Essa situação mobilizou a PM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo informações da Polícia Militar, havia a preocupação de que o homem pudesse cometer atos violentos na região, o que motivou uma ação rápida das autoridades.
Moradores e comerciantes de Paraju expressaram sua preocupação com a situação, que, segundo eles, tem causado insegurança na comunidade. Em relatos enviados à redação, alguns mencionaram que o indivíduo já havia sido visto causando transtornos nas ruas do distrito, cometido furtos, além de ter feito ameaças com uma faca a moradores. Alguns relatos também afirmam que o homem é usuário de drogas e álcool.
O dono de um supermercado, Julio Crhist, conta que a situação estava se tornando crítica devido ao comportamento de um indivíduo. O comerciante relata que o homem tem invadido comércios e residências, ameaçando pessoas, especialmente idosos e crianças, e tentando roubar dinheiro de caixas eletrônicos. “Ele anda pelo bairro frequentemente armado e furtou recentemente o meu estabelecimento”, afirma Júlio.
O comerciante Álvaro Klippel também afirma que a presença constante do rapaz nas ruas e sua conduta imprevisível gerava um clima de medo para os moradores. “A sensação era de impunidade, pois cometia vários furto e ameaças e nada acontecia, temia pela segurança não apenas de seu comércio, mas também de seus familiares e outros moradores de Paraju”, comentou.
Após a prisão do homem, que foi levado ao Complexo Penitenciário de Viana, o próximo passo é a avaliação de sua capacidade mental. Se a incapacidade mental for comprovada por meio de laudo médico, a Justiça pode tratá-lo como inimputável, ou seja, uma pessoa que não pode responder pelos seus atos. Nesse caso, pode ser determinado um processo legal que leve à sua internação em uma instituição psiquiátrica, em vez de prisão.