Maduro prende 1.200 pessoas e promete enviá-las para prisão máxima após protestos

Publicado em 02/08/2024 às 09:30

Compartilhe

Crowd of people with raised firsts protesting for human rights on city streets.

Foto: freepik

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou ter prendido mais de 1.200 pessoas após os  protestos que tomaram as ruas do país após a eleição venezuelana em 28 de julho. O mandatário ainda prometeu capturar outras mil pessoas.

“Todos os criminosos fascistas vão para Tocorón e Tocuyito, para prisões de segurança máxima, para que paguem pelos seus crimes perante o povo”, escreveu em uma publicação na rede social X.

Parte da população na Venezuela não aceitou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ter declarado o atual presidente, Nicolás Maduro, reeleito na eleição do último domingo, 28 de julho. A oposição diz que houve fraude e que, na verdade, Edmundo González recebeu mais votos.

Com os protestos, a população venezuelana exige maior transparência sobre os números das urnas apresentados pelo Conselho Nacional Eleitoral. Segundo a oposição, González recebeu 67% dos votos e Maduro 30%.

Até quinta-feira (1), mais de 1.000 pessoas foram presas por conta dos protestos, segundo o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab,  e 13 foram mortas.

Já a líder da oposição, Maria Corina Machado, afirma que há 16 mortos. Em publicação nas redes sociais, ela afirmou que “11 desaparecimentos forçados” e “ao menos 16 assassinatos” foram registrados nas últimas 48 horas no país.

Um dos líderes da oposição, Freddy Superlano, do partido Voluntad Popular, está entre os desaparecidos. Ele foi levado por agentes do regime na terça-feira, segundo a oposição.

Na quarta (31), Maduro disse que María Corina e Edmundo González deveriam “estar atrás das grades” e afirmou que “a justiça chegará para eles”. 

González declarou, na quinta-feira, que se mantém firme após a ameaça de prisão e segue “ao lado do povo”. “Nunca os deixarei sozinhos e vou sempre defender sua vontade”.

Fonte: Portal IG

Veja também

capa

Incêndio destrói veículo em Marechal Floriano

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 14.55.21_f360412f

Fim de semana será com chuva em todo o Espírito Santo

beautiful-alternative-energy-plant-with-solar-panels

Governo do Estado lança licitação para locação de miniusinas solares

side-view-girl-getting-vaccinated

Unidades de saúde em Marechal Floriano realizam campanha de vacinação neste fim de semana

54132839110_6c32cd97f3_o

COP29: organizações sociais destacam lacunas nas regras de financiamento

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 10.00.59_d61279e1

Finalistas do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo marcam presença na SIC 2024

acidente na br

Motorista fica presa às ferragens após carro cair em barranco na BR-262, em Marechal Floriano

assassinato em mf

Homem é assassinado a facadas em Marechal Floriano e polícia investiga o caso