RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva
Publicado em 26/07/2024 às 10:15
A 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES), que esse ano será realizada de 05 a 08 de setembro, promete conquistar o público com um cenário que remete à essência do turismo rural. A estrutura será montada pela primeira vez na Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, cidade que possui o título oficial de Capital Nacional do Agroturismo.
A intenção dos organizadores é oferecer uma experiência autêntica e imersiva, conectando os visitantes à natureza e às práticas que sustentam a vida no campo. Com uma história secular e conexão com a saga da imigração italiana, a Fazenda Pindobas emerge como peça central desse legado.
Um dos ícones é a histórica Igreja de Nossa Senhora da Penha, no km 8 da Rodovia Pedro Cola (ES-166). A igreja é a mais antiga do município e está bem conservada, inclusive o altar foi restaurado recentemente. No dia de Corpus Christi, sempre é realizada uma procissão sobre os tapetes coloridos feitos pela comunidade no entorno da construção.
Mais recentemente, foi criado o Distrito Turístico de Pindobas, o primeiro do Espírito Santo, uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES) e serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac/ES) e de Aprendizagem Rural (Senar/ES).
O projeto prevê infraestrutura para eventos, espaços gastronômicos e culturais, e será a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, visando a transformação territorial e o fortalecimento do turismo local.
Esse foi o principal motivo de a Fazenda Pindobas ser escolhida como sede da RuralturES, evento realizado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) e o Sebrae/ES como correalizador. O local simboliza a história e a cultura rural da Capital Nacional do Agroturismo, permitindo que os visitantes experimentem de perto o dia a dia da vida no campo e as tradições dos imigrantes italianos.
A RuralturES, maior feira de turismo de experiência do Espírito Santo, marcará a inauguração do local. A nova planta da RuralturES ocupará um complexo de 2.335 metros quadrados, o equivalente ao espaço do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, onde ocorreram as edições anteriores. As áreas com estandes e com experiências diversas vão ocupar toda a área da antiga sede do Complexo Agroindustrial Pindobas. A expectativa é da participação de 20 mil pessoas durante os quatro dias de programação.
“O novo local oferece uma infraestrutura excelente para nossos expositores, com amplos espaços ao ar livre, que proporcionam uma experiência mais imersiva do turismo rural. Além disso, a Fazenda Pindobas possui uma localização estratégica que facilita o acesso tanto para visitantes quanto para expositores. Estamos certos de que essa mudança trará mais visibilidade e oportunidades de negócios, fortalecendo ainda mais o turismo rural em nossa região”, ressalta o presidente do MCC&VB, Valdeir Nunes.
A 4ª RuralturES é uma iniciativa do MCC&VB, Sebrae/ES e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). Em 2023, a RuralturES teve mais de 30 horas de programação e movimentou mais de R$ 2,3 milhões apenas no local do evento, sem contar a renda gerada pela ocupação hoteleira e pela cadeia produtiva do turismo no município e arredores. Durante a Feira, os visitantes puderam acessar produtos de 140 empreendedores capixabas, desde artesanatos até cafés especiais, além de prestigiar apresentações culturais de música e danças folclóricas.
FAZENDA – A Fazenda Pindobas é um modelo de integração entre produção agrícola e preservação ambiental. Com vastas áreas de florestas plantadas e conservadas, a fazenda exemplifica como é possível equilibrar produção e preservação. Fundada em 1973 pelo empresário Camilo Cola, a Fazenda Pindobas é um marco na indústria florestal do Espírito Santo, desempenhando um papel significativo na economia capixaba.
Fonte: Assessoria de Imprensa RuralturES