Pré-candidatos a prefeito de Marechal Floriano divulgam datas de convenções
Publicado em 10/07/2024 às 22:14
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Fabrício Ribeiro
Atualizado em 11/07/2024, às 10h50
Na manhã desta quinta-feira (11/07), o portal Montanhas Capixabas tomou conhecimento de que o vereador Maylson Littig (PDT) também é pré-candidato a prefeito do Município de Marechal Floriano. A equipe de reportagem do Montanhas Capixabas entrou em contato com o pré-candidato e a pré-candidata a vice Gelcilene Loiola, disponibilizando o espaço no portal para uma entrevista, assim como feito aos demais candidatos. Uma matéria com maiores informações sobre esta candidatura já está sendo preparada e será publicada em breve.
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento em todo o país. Em Marechal Floriano, ao menos quatro candidatos devem disputar a prefeitura. Sem a candidatura do atual prefeito Cacau Lorenzoni (PSB) neste pleito, a disputa já começa antes do início oficial da campanha eleitoral no município.
Atualmente, a lista de pré-candidatos oficiais para a disputa do cargo de chefe do Poder Executivo Municipal conta com cinco nomes confirmados: Diony Stein (Podemos), Felipe Del Puppo (MDB), Lidiney Gobbi (PP), Reginaldo Penha (PT) e Mailson Littig (PDT).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a definição oficial dos concorrentes, no entanto, só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. Trata-se de reuniões organizadas por meio dos partidos políticos para definir candidaturas majoritárias e proporcionais, além de decidir a realização ou não de coligações.
A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto. Veja abaixo as datas das convenções dos pré-candidatos a prefeito de Marechal Floriano, bem como tenha acesso aos links das entrevistas concedidas por eles ao repórter Fabrício Ribeiro para o portal Montanhas Capixabas.
Diony Stein (Podemos)
Empresário com formação em administração, Diony Stein tem 34 anos, é casado e nasceu no município (na época, Domingos Martins). Diony foi vereador entre 2016 e 2019 e na última eleição para prefeito, ficou em segundo lugar. Agora, planeja disputar novamente a prefeitura de Marechal Floriano nas eleições de 6 de outubro próximo.
A data oficial para o lançamento da pré-campanha ainda não foi definida. Entretanto, a convenção do partido está marcada para o dia 28 de julho, das 09h às 12h, no Centro Comercial Stein, sala 102, no centro de Marechal Floriano. O Dr. Otto Fernando Baptista será o pré-candidato a vice-prefeito. A coligação inclui os partidos Podemos e União Brasil. Clique aqui e leia a entrevista concedida por Diony Stein.
Felipe Del Puppo (MDB)
O vereador Felipe Del Puppo, 26 anos, planeja concorrer à prefeitura de Marechal Floriano nas eleições de 6 de outubro próximo. Natural do município, Felipe é solteiro, possui formação em administração e está em seu segundo mandato na Câmara Municipal. Ele conta com o apoio do atual prefeito Cacau Lorenzoni (PSB).
A pré-candidatura foi lançada em março, quando o candidato deixou o PV para se filiar ao MDB. A convenção está marcada para o dia 26 de julho, durante o feriado municipal de Santana, na Câmara Municipal. Cada partido apresentará 12 candidatos, totalizando 60 candidatos a vereadores. Tarcisio Borgo (PSB) foi escolhido como vice na chapa, e a coligação inclui os partidos Republicano, PRD, Solidariedade, PSB e MDB. Clique aqui e leia a entrevista conceda por Felipe Del Puppo.
Lidiney Gobbi (PP)
Lidiney Gobbi, 61 anos, casado e pai de três filhos, vive em Marechal Floriano desde 1985. Ex-prefeito de 2013 a 2016 do município, ele agora é pré-candidato para as eleições de outubro. Além de político, já foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente, vereador e atuou no governo estadual. Lidiney também é servidor municipal no setor de convênios.
O lançamento da pré-candidatura de Lidiney Gobbi está marcado para esta quinta-feira (11), às 18h, na antiga rua da Câmara, no centro de Marechal Floriano, e contará com a presença dos deputados federais Da Vitória e Evair de Melo. Na ocasião, ele divulgará o nome do pré-candidato a vice-prefeito. A convenção para oficialização da candidatura será realizada em 20 de julho, das 8h às 11h, na Escola Eliziário Ferreira Filho, no Centro. Além do PP, seu partido, a coligação inclui PL, PRTB, Agir e DC, com previsão de apresentar 60 candidatos a vereadores. Clique aqui e leia a entrevista concedida por Lidiney Gobbi.
Reginaldo Penha (PT)
Reginaldo Penha, 55 anos, nasceu em Marechal Floriano, quando ainda fazia parte de Domingos Martins, e continua a residir na cidade. Pai de um filho, ele é formado como técnico agropecuário e professor, atuando atualmente com topografia e licenciamento ambiental. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Reginaldo é pré-candidato a prefeito de Marechal Floriano.
O lançamento oficial de sua pré-candidatura ocorreu no dia 15 de junho, na Câmara de Vereadores de Marechal Floriano. A convenção oficial está agendada para o dia 2 de agosto, com local e horário ainda a serem definidos. A arquiteta Carla Bianchi (PV) foi escolhida como vice na chapa, e a coligação inclui os partidos da federação Brasil da Esperança: PT, PV e PCdoB. Clique aqui e leia a entrevista concedida por Reginaldo Penha.
Maylson Littig (PDT)
Maylson Littig, 34 anos, nascido em Domingos Martins, é produtor rural e morador de Boa Esperança, Marechal Floriano. Atualmente, é vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), Maylson é pré-candidato a prefeito de Marechal Floriano.
Segundo informações do próprio Maylson, a convenção oficial do PDT está agendada para o dia 20 de julho. Gelcilene Loiola foi escolhida como pré-candidata a vice na chapa.