Projeto de Educação Popular do SUS capixaba é apresentado em evento da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública
Publicado em 05/07/2024 às 09:23
O Projeto de Educação Popular em Saúde (PedpopSUS), desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), foi um dos destaques da Oficina Regional Sudeste da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), que aconteceu na última semana, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O diretor-geral do ICEPi, Fabiano Ribeiro, apresentou a experiência do PedpopSUS durante a mesa “Sentidos e significados de educação pelo e no trabalho: experiências de instituições formadoras”, que também contou com a participação da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e da Escola Municipal de Saúde de São Paulo.
“A Educação Popular em Saúde é uma prática emancipatória, construída coletivamente e que parte do encontro de saberes e experiências. As ações do projeto têm ênfase, principalmente, em ações educativas. Um dos objetivos é fortalecer a participação popular nas regiões de saúde, por meio da organização social, integração com os conselhos locais e municipais de Saúde, e articulação com movimentos sociais e trabalhadores que estão nos territórios, promovendo diálogo entre essas experiências e os serviços de saúde”, explicou Fabiano Ribeiro.
O PedpopSUS já formou 17 educadores populares e, neste ano, deu início a uma nova turma do Aperfeiçoamento em Educação Popular para 20 pessoas. Desde o começo da atuação, 159 encontros comunitários foram realizados em todas as regiões do Espírito Santo.
Oficina Regional Sudeste
A oficina integrou as atividades propostas pelo Projeto de Fortalecimento da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública: formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), e fez parte das ações em comemoração aos 78 anos da ESP-MG.
Foram abordadas temáticas fundamentais, como a promoção da equidade, o fortalecimento do controle social no SUS, os desafios para as políticas públicas de gestão da educação e do trabalho em saúde, além de práticas integrativas e relatos de experiências. O evento reuniu especialistas, gestores, acadêmicos e profissionais da saúde para discutir e desenvolver estratégias colaborativas para a educação e o trabalho em saúde.
Fonte e foto: SESA/ES