Maestro de grupo de Marechal Floriano representa o Brasil na Europa

Publicado em 30/06/2024 às 13:03

Compartilhe

maestro-de-mf

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgaçao

O maestro Max Carvalho, regente do Coral São José, do distrito de Santa Maria em Marechal Floriano, está prestes a levar a música brasileira para um dos mais prestigiados palcos europeus. O “Projeto Maestro Max Carvalho” representa o Brasil no Festival International Chorus Inside, com apresentações programadas para acontecer em agosto em cidades da Croácia e da Itália.

Formado em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e pós-graduado em regência, Max se apaixonou pela atuação do maestro. Hoje, é dono de sua própria escola de música, a MaxMusic, e regente do Coro São José e do Quarteto Levi em Marechal Floriano.

Em 2019 o maestro já tinha se inscrito para participar do Festival conceituado de coro que acontece, desde 2011, na Europa. Max e Rafael Simas se apresentaram no histórico Panteão de Roma. Eles formam a única dupla da América Latina a se classificar para participar do festival. “Nosso grupo foi à cara e na coragem. Queríamos ter a experiência de competir com os europeus e para nossa surpresa, ficamos em 2º lugar”, comenta.

Neste ano, o maestro vai se apresentar com um grupo e se inscreveu para competir na categoria canto popular. Os artistas irão tocar músicas da Bossa Nova, estilo musical brasileiro reconhecido em todo o mundo. “São 12 pessoas que vão na comitiva. Tem um pianista, violinistas, algumas pessoas vão cantar, eu sou o maestro e tem uma bailarina que é nossa ‘garota de Ipanema’ e vai interpretar a coreografia”, destaca.

A viagem foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que neste ano terá ampliação dos recursos para R$ 25 milhões, ainda este ano, representando um aumento de R$10 milhões destinados a projetos culturais no Espírito Santo. As apresentações estão previstas para acontecer em agosto nas cidades de Rovinj e Pula, na Croácia, e em Veneza, na Itália.

“Para mim é muito especial poder representar minha cidade, estado e mostrar a cultura do meu país para o mundo. Dizem ser o auge da carreira. Estou muito feliz e agradecido às leis de incentivo”, revela.

Além de participar do festival, Max é representante do evento no Brasil. O maestro conta que recebeu o convite durante a pandemia, quando a organização do Chorus Inside estava realizando atividades on-line com o maestro do Vaticano, o Monsenhor Marco Frisina. Com a grande procura dos brasileiros, Max foi convidado para representar o festival e auxiliar o público do Brasil a participar das aulas.

TRAJETÓRIA – O Coro de São José começou sua caminhada no mundo musical em 2012, para aperfeiçoar o canto litúrgico da igreja de São José, no distrito de Santa Maria em Marechal Floriano. No decorrer dos anos, o coro enriqueceu o seu repertório com cantos populares, natalinos e música polifônica religiosa, além de participar de inúmeros eventos dentro e fora do Espírito Santo, destacando-se pelo alto valor artístico das suas atuações.

O Coro foi primeiro grupo da Região Serrana e o segundo do Brasil a se filiar à federação europeia, com sede na Itália. Com isso, o coral passou a ter reconhecimento internacional e ganhou o direito de participar de festivais, eventos e cursos, com equipes de várias partes do mundo, com custos reduzidos.

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos