Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

Publicado em 17/06/2024 às 10:06

Compartilhe

A shot of a playing yard flooded with water on a sunny day  in  Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

Foto: Freepik

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, monitora neste domingo, 16 de junho, a situação em São Luiz Gonzaga, município gaúcho atingido por forte temporal no fim da noite de sábado (15). Pimenta entrou em contato com a Defesa Civil Nacional, com o prefeito da cidade, Sidney Brondani, e com a vereadora Ana Barros, para prestar auxílio aos moradores da região.

“Estou acompanhando desde de manhã cedo esse desastre, tormenta, temporal que atingiu São Luiz Gonzaga, onde cerca de 15 mil pessoas foram atingidas e pelo menos 1,2 mil casas acabaram destelhadas, em um fenômeno meteorológico que misturou chuva forte, granizo e vento muito forte. Nesse momento difícil que vive nosso estado, mais essa situação merece toda nossa atenção e acompanhamento. Já estou com cópia do decreto de emergência, já fiz contato com a Defesa Civil Nacional e o governo do presidente Lula, como sempre, vai estar presente, dando apoio e eu, particularmente, como ministro de Apoio à Reconstrução, 100% à disposição e presente para ajudar em tudo aquilo que for necessário”, ressaltou o ministro.

De acordo com a prefeitura de São Luiz Gonzaga, o município vai emitir ainda hoje novo decreto de situação de emergência em função da tempestade e dos prejuízos contabilizados. Partes da cidade seguem sem luz e há problemas no abastecimento de água em alguns pontos. Foram registrados prejuízos em pelo menos quatro escolas municipais. Os prédios da unidade básica de saúde do bairro Mário, da Secretaria Municipal de Saúde e do Museu Arqueológico do município também foram atingidos e apresentam danos em cobertura, janelas e outras partes da estrutura.

Estou acompanhando desde de manhã cedo a triste situação em São Luiz Gonzaga. Já estou com cópia do decreto de emergência, já fiz contato com a Defesa Civil Nacional e governo do presidente Lula, como sempre, vai estar presente dando apoio a São Luiz Gonzaga. Estamos à disposição… pic.twitter.com/xCbFEA6a0N— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) June 16, 2024

VISITAS — Desde que foi designado para assumir a Secretaria Extraordinária, em 15 de maio, e ajudar o governo estadual e as prefeituras na reconstrução do Rio Grande do Sul, Pimenta tem visitado diversas cidades para ouvir as demandas das comunidades e garantir que as ações federais atendam às necessidades dos gaúchos com presteza. No sábado, o ministro esteve em Palmeira das Missões e em Fontoura Xavier para encontrar-se com prefeitos e lideranças das regiões.

AÇÕES NO ESTADO — As iniciativas federais para auxiliar o Rio Grande do Sul já mobilizam R$ 85,7 bilhões desde 30 de abril. Na última semana, o ministro Pimenta apresentou, na Câmara dos Deputados, um balanço das ações do Governo Federal para mitigar os impactos das fortes chuvas e inundações que atingiram o estado. Entre as medidas mais recentes estão a liberação de crédito para empresas e o pagamento de dois salários mínimos para trabalhadores formais, com o objetivo de preservar empregos.

Fonte: Gov.br

Veja também

capa

Incêndio destrói veículo em Marechal Floriano

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 14.55.21_f360412f

Fim de semana será com chuva em todo o Espírito Santo

beautiful-alternative-energy-plant-with-solar-panels

Governo do Estado lança licitação para locação de miniusinas solares

side-view-girl-getting-vaccinated

Unidades de saúde em Marechal Floriano realizam campanha de vacinação neste fim de semana

54132839110_6c32cd97f3_o

COP29: organizações sociais destacam lacunas nas regras de financiamento

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 10.00.59_d61279e1

Finalistas do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo marcam presença na SIC 2024

acidente na br

Motorista fica presa às ferragens após carro cair em barranco na BR-262, em Marechal Floriano

assassinato em mf

Homem é assassinado a facadas em Marechal Floriano e polícia investiga o caso