Eventos celebram o centenário do botânico martinense Roberto Anselmo Kautsky

Publicado em 22/05/2024 às 16:46

Compartilhe

geral-22-05-ft-Instituto-Kautsky-Roberto-Kautsky

Texto: Bruno Caetano / Foto: Instituto Kautsky

Em comemoração ao centenário do renomado botânico e ecologista martinense Roberto Anselmo Kautsky, o Instituto Kautsky, juntamente com o grupo Coroa, está organizando uma série de eventos em Domingos Martins e em Marechal Floriano, entre esta quinta-feira (23) e o próximo dia 6 de junho, para homenagear o legado do pesquisador, que faria 100 anos nesta quinta-feira. Com exposições, palestras e homenagens, os eventos celebrarão a vida e obra de Kautsky, um dos principais nomes da botânica e ecologia do Espírito Santo.

Para celebrar o centenário de Kautsky, a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, em Domingos Martins, recebe, a partir de amanhã (23), uma exposição com parte do acervo do pesquisador. A exposição, que fica aberta ao público até o dia 29 de maio, de 09h às 17h, reúne fotos, documentos, objetos pessoais e amostras botânicas coletadas por Kautsky ao longo de sua vida. Apenas no primeiro dia a exposição abre às 14h.

Ainda nesta quinta-feira, às 8h, haverá uma homenagem, em frente ao busto do orquidófilo, na Praça Dr. Arthur Gerhardth, no Centro. A partir de 18h, a homenagem será na Câmara de Vereadores, onde será concedida uma moção de aplausos e reconhecimento ao centenário de Roberto Kautsky.

Na sexta-feira (24), às 8h, o Centro Educacional Integração, no bairro Santa Rita, em Marechal Floriano, recebe o Dr. Elton M. C. Leme, especialista em bromélias, para uma palestra sobre a importância do trabalho de Roberto Kautsky para a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica

Para finalizar as comemorações, no dia 06 de junho, o Centro Educacional Integração fará uma homenagem ao centenário do Sr. Roberto na Feira de Ciências da Escola, em Marechal Floriano. Os alunos do 7º ano apresentaram a parte da bibliografia de Kautsky, suas espécies, o Instituto e a reserva Kautsky e a Refrigerantes Coroa, empresa que sempre apoiou o Instituto Kautsky.

Um legado para a região das Montanhas

Roberto Kautsky, conhecido carinhosamente como ‘Seu Roberto’, dedicou sua vida ao estudo e à preservação da flora e fauna da região das montanhas do Espírito Santo. Através de sua pesquisa, ele descobriu e classificou mais de 120 espécies de plantas, entre orquídeas, bromélias, begônias e helicônias, além de duas espécies de anfíbios. Seu trabalho contribuiu para tornar a região mundialmente conhecida entre pesquisadores e cientistas.

A colaboradora da organização das homenagens, Carla Volkers, e que teve a oportunidade de estagiar no Instituto Kautsky por dois anos, relembra com carinho os ensinamentos de “Seu Roberto”. “Ele me disse que a vida é uma constante busca pelo conhecimento. No dia que ele soubesse de tudo, a vida perderia o sentido. Essa paixão pelo aprendizado o impulsionou a continuar estudando mesmo após os 80 anos”, conta Carla.

O pesquisador foi um dos idealizadores do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, criado no ano de 1998. Em sua homenagem também foi criado o “Dia do Orquidófilo Martinense”, instituído há dois anos por meio da Lei Municipal n.º 2.626/2014.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido