Polícia Militar inicia Operação Colheita nos municípios das montanhas
Publicado em 16/05/2024 às 14:24
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Polícia Militar
Em maio, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) iniciou a Operação Colheita 2024 em Domingos Martins, Marechal Floriano e outros 70 municípios do Espírito Santo. O reforço do policiamento será durante o período das colheitas de café, cana-de-açúcar, abacaxi, entre outros cultivos. A operação se estende até 30 de novembro deste ano.
O objetivo da Operação Colheita 2024 é aumentar a segurança dos produtores rurais durante o período de colheita, por conta da migração de pessoas, além da maior circulação de mercadorias e valores nas regiões produtoras do Estado.
Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social mostram que, entre os meses de maio e novembro, há aumento na migração de pessoas, na circulação de mercadorias e de dinheiro, principalmente com o início da colheita do café na Região Serrana do Espírito Santo.
Sargento da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, Willian Marques destaca que, no cotidiano do policiamento operacional na região das montanhas, já há recursos destinados à presença policial no interior dos municípios por meio da Patrulha Rural. No entanto, ele ressalta que a Operação Colheita vem para reforçar esse policiamento. “Estas ações darão mais tranquilidade e segurança àqueles que vivem e trabalham no campo”, afirma o sargento.
Com o investimento superior a R$ 5 milhões, os policiais militares realizarão visitas comunitárias às propriedades rurais, escolas, igrejas e estabelecimentos comerciais. Durante essas visitas, serão distribuídas cartilhas com dicas de segurança e realizados cadastros de proprietários e trabalhadores rurais.
Além disso, serão intensificadas as abordagens a pessoas e veículos suspeitos, visando prevenir crimes como furto e roubo nas áreas rurais. A operação contará com a participação de diversas agências de segurança pública, que atuarão integradas para garantir a ordem e a segurança nas regiões abrangidas pela operação.