Domingos Martins conta com 29 novos agentes comunitários de saúde

Publicado em 10/05/2024 às 08:32

Compartilhe

saude-10-05-pmdm

Moradores de Domingos Martins passam a contar com o atendimento de 29 novos agentes comunitários de saúde, que já deram início às suas atividades como servidores municipais. Selecionados através de um processo seletivo simplificado, esses profissionais assumem o compromisso de ampliar a cobertura da atenção básica à saúde no município, preenchendo lacunas em áreas que ainda não contavam com a presença desses profissionais.

Com a adição desses novos agentes, o município, que anteriormente contava com 31 agentes, agora tem um total de 60 pessoas dedicadas a garantir que os serviços de saúde cheguem à população com ainda mais qualidade e eficiência. O primeiro dia de trabalho foi marcado por uma jornada de aprendizado intensa. Reunidos no auditório da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Mariano Ferreira de Nazareth, os novos agentes foram recepcionados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e participaram de uma série de atividades de capacitação.

Sob a orientação da secretária de Saúde Zuleide Maria Cardozo, eles receberam instruções sobre a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, foram treinados na utilização da plataforma digital utilizada pelos agentes, com o gerente de tecnologia da informação Marcelo Koehler. Também receberam informações práticas sobre as atividades que irão desempenhar em serviço com a gerente de Atenção Primária à Saúde, Laura Pansini.

Além disso, o grupo teve a oportunidade de compreender os diferentes tipos de vigilância realizados no município em uma sessão conduzida pela enfermeira Karina Degen e pelo médico veterinário Roberto Bello Dias. Por fim, receberam treinamento em noções de primeiros socorros, ministrado pelo sargento do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Daniel Waiandt.

No segundo dia de atuação, os novos agentes se encontraram com os enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde de suas respectivas áreas de cobertura, para entenderem a dinâmica de trabalho regional. Num primeiro momento, eles concentrarão esforços na atualização cadastral dos moradores de cada localidade e na análise de vulnerabilidade dos pacientes, a fim de definir as prioridades de acompanhamento.

Além disso, serão o elo entre a comunidade e as equipes das unidades de saúde, contribuindo para o estabelecimento de estratégias multidisciplinares em saúde, com base nos diagnósticos realizados junto à população.

Fonte e Fotos: PMDM

Veja também

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes

Close-up of mosquito sucking blood from human arm.

Dia Nacional de Combate à Dengue: uma luta de todos