FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio
Publicado em 15/04/2024 às 09:15
Foto: GOV/FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) disse, neste domingo (14), que está de prontidão para resgatar brasileiros em áreas de conflito no Oriente Médio. O comunicado ocorre um dia depois do Irã promover ataques contra Israel e aumentar a tensão na região .
“A FAB informa que, em razão dos últimos acontecimentos registrados no Oriente Médio, encontra-se preparada e pronta para atender a quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito”, disse o órgão.
A FAB responde às Forças Armadas , que tem o presidente da República como seu chefe. Para resgatar os brasileiros, o governo federal teria que conversar com lideranças da região, assim como aconteceu no início da guerra entre Israel e Hamas.
No sábado (13), o Itamaraty expressou “grave preocupação” com a escalada do conflito no Oriente Médio . “O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada”, disse o Ministério das Relações Exteriores.
Em nota, o governo também desaconselhou viagens não essenciais à região. Além disso, pediu aos brasileiros que já estão no Irã, em Israel ou nos países do Oriente Médio que “sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras”.
Fonte: Portal IG