Exposição fotográfica ‘Juruti – Festival das Tribos’ estará no Palácio Anchieta

Publicado em 01/04/2024 às 14:54

Compartilhe

cultura-01-04-ft-divulgacao-ES

Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (02), o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, recebe a exposição itinerante “Juruti – Festival das Tribos”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, que tem circulado por todas as regiões do país apresentando a exuberante festividade dos povos originários da Amazônia paraense, Munduruku e Muirapinima. A mostra fica aberta ao público até o dia 20 de abril. 

Com curadoria do próprio Alexandre Baena, cujo trabalho remete também ao compromisso com a preservação da tradição e do meio ambiente, a exposição reúne 14 telas em cores e propõe um convite para que os espectadores visitem Juruti, no Pará, para conhecer a festividade que é realizada todos os anos, na última semana de julho. “É um evento que encanta e alimenta em nós o desejo de vivenciar novamente esse festival tão plural de nossas raízes culturais, sentir a força do ‘tribódromo’, as forças das tribos Munduruku e Muirapinima”, afirma o artista.

No palco, ou “tribodromo” do “festribal”, ocorre a apresentação das tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo), que se enfrentam pela conquista do título. O evento retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações. 

Durante o mês de julho, o festival consegue nutrir a cadeia econômica, contemplando diversos atores tanto da economia formal e informal, do artesanato à rede hoteleira, passando por vendedores ambulantes, restaurantes e tantos outros profissionais envolvidos direta ou indiretamente. 

Entre mitos, ritos, tradições e temáticas atuais a disputa entre as tribos projeta o município para o turismo, potencializando o desenvolvimento social e econômico da cidade de Juruti, que hoje é destaque na área cultural pela grandiosidade do evento, comparado aos grandes festivais.

Localizado no oeste do Pará e com aproximadamente 60 mil habitantes, o município é cercado por rios, florestas e uma riquíssima biodiversidade. O “festribal” é personificado por sua gente, que traz um legado indígena ressaltando a importância dos povos originários impressos nos costumes, tradições e lendas, a festividade tem esse objetivo de resguardar as tradições indígenas para esta e as futuras gerações.

O fotógrafo 

Com diversos trabalhos audiovisuais e fotográficos no Brasil e em países da Europa, Alexandre Baena é publicitário, cineasta e documentarista. Em 2023, também realizou a itinerância nacional, “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil”, tendo como tema “Marujas e Marujos”, devotos de São Benedito da cidade de Bragança, no Pará. A exposição circulou por São Paulo, Brasília, Bahia e Paraná, além de ter ficado em exibição em dois espaços culturais no Pará.

Nos trabalhos de Baena, além da abordagem cultural, com teatro, cinema e documentários, destacam-se produções com temáticas nas áreas de direitos humanos, educação, criatividade, natureza e meio ambiente, conteúdo institucional, publicitário e jornalístico.

Realizada pela MAB Comunicação, a exposição “Juruti – Festival das Tribos” tem o patrocínio da Prefeitura de Juruti e do Governo do Estado do Pará. A itinerância teve início em Brasília, no Senado Federal, passando pelo Rio Grande do Sul e chegando ao Espírito Santo. Na sequência, segue para Bahia, Amazonas e Pará, com exposições em Belém e Juruti.

Fonte: Governo ES

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido