Senai ES abre 1.500 vagas gratuitas para qualificação de mulheres em 2024 

Publicado em 11/03/2024 às 16:04

Compartilhe

geral-estado-11-03-senai-es

Foto: Senai ES

Proporcionar oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional específicas para mulheres, visando promover a inclusão, a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no ambiente industrial. Com esses objetivos, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai ES, lança o programa Mulheres na Indústria.  

Serão de 1.500 vagas gratuitas para qualificação de mulheres ao longo do ano de 2024. A primeira turma começa neste mês de março, com inscrições já abertas a partir da última sexta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher.  

A iniciativa surge com o propósito de oferecer capacitações técnicas para que mulheres adquiram conhecimento e habilidades necessárias para atuar em diferentes áreas da indústria, contribuindo para a diversificação e a valorização da mão de obra feminina.   

As vagas serão distribuídas ao longo do ano, sendo 150 oportunidades mensais, de março a dezembro, abrangendo cursos com carga horária entre 40 e 160 horas, nas modalidades de aperfeiçoamento e qualificação.  

O processo de matrícula começou nesta sexta-feira (08), por meio do site https://senaies.com.br/mulheresnaindustria/. Para participar é preciso ter no mínimo 16 anos completos; ter, pelo menos, ensino fundamental incompleto; e apresentar autodeclaração de baixa renda.  

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, oferecer mais oportunidades para as mulheres é uma forma de inseri-las no mercado de trabalho e, inclusive, aumentar as suas chances de crescerem na carreira e alcançarem cada vez mais postos de gestão. No Espírito Santo, as mulheres representam 23% dos empregos formais na indústria, e 25% no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho.  

“Já tivemos muitas conquistas, mas ainda há muito a avançar, seja do ponto de vista das oportunidades, remuneração e posições de liderança. Nesse contexto, a Findes tem trabalhado em um Plano Estratégico de Longo Prazo para ofertar mais vagas exclusivas para elas. Em 2023, dos 25 mil formados no Senai ES, cerca de 40% eram mulheres. Nossa meta é que esse percentual chegue a 50% até 2035. Em três anos, oferecemos cerca de 1 mil vagas exclusivas e, só neste ano, serão 1,5 mil oportunidades com gratuidade para mulheres. É um trabalho do Senai que vamos realizar em parceria com a indústria capixaba”, afirmou.  

As áreas contempladas pelo programa Mulheres na Indústria incluem Construção Civil, Metalmecânica, Automotiva, Alimentação, Petróleo e Gás, Tecnologia, Automação e Mecatrônica, Energias, entre outras, de acordo com o portfólio do Senai e considerando a vocação de cada região capixaba.  

No primeiro mês, o foco será na área de Construção Civil. As aulas vão ter início no dia 25 de março, com cinco turmas disponíveis e 30 alunos cada, com os cursos Eletricista Instalador Predial nas unidades do Senai Vitória e Civit (Serra); Pinturas Texturizadas no Senai Araçás (Vila Velha) e em Cachoeiro de Itapemirim; Eletricista Industrial no Senai Aracruz.   

“Temos o desafio de atrair cada vez mais mulheres para ocuparem vagas na indústria capixaba. O programa Mulheres na Indústria visa não apenas capacitar, mas também abrir portas para o ingresso e o crescimento profissional das mulheres no setor. Em 2022, o Senai ofertou oito cursos exclusivos para mulheres e minorias e alcançamos 203 pessoas.  Ano passado, foram 22 cursos exclusivos para 557 mulheres. Todos em parceria com indústrias e instituições capixabas. Sabemos que a equidade de gênero ainda é um grande desafio no Brasil, portanto, que o dia 8 de março seja lembrado como um dia que evidencia as conquistas e reforça os desafios que ainda enfrentaremos”, ressaltou a gerente executiva de Educação do Senai ES, Tatiane Franco. 

Movimento pela equidade de gênero nas indústrias  

A cada 10 indústrias brasileiras, seis contam com programas ou políticas de promoção de igualdade de gênero, sendo que 61% afirmam tê-las há mais de cinco anos. Uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 1 mil executivos industriais, sendo 40% mulheres, mostra também que 57% dos entrevistados dão importância alta ou muito alta às políticas de gênero.  

O levantamento aponta ainda que, nos últimos 10 anos, no Brasil, as mulheres, progressivamente, alcançaram salários mais próximos aos dos homens, mas a evolução precisa ser acelerada.   

Em relação à paridade salarial, ainda há uma diferenciação entre mulheres e homens. O estudo, feito a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Previdência, mostra que, no país, o homem ganha 12,5% a mais que a mulher. No Espírito Santo, essa diferença aumenta para 16,2%.   

Quando se analisa o indicador liderança, é possível notar que as mulheres ganharam espaço em funções de tomadas de decisões. Entre 2008 e 2021, no país, a participação das mulheres em cargos de gestão na indústria passou de 24% para 31,8%.  

Na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), as mulheres são a maioria. Elas representam 58% do nosso quadro de mais de 2,3 mil funcionários. Já nos cargos de liderança e gestão o percentual passa dos 60%.   

“Oportunidades transformam vidas e esse é um dos nossos propósitos aqui dentro da Findes também. Por isso, valorizamos as nossas profissionais e acreditamos muito na capacidade de crescimento de cada uma delas. Para nós, é muito importante gerar oportunidades, afinal, quando isso acontece, estamos mudando a realidade de muitas mulheres. Por meio da nossa indústria, mostramos diariamente o quanto somos produtivas, temos competência e capacidade técnica para ocupar qualquer cargo e estar onde desejarmos”, conclui Cris Samorini, primeira mulher a presidir a Findes.  

Serviço:

Programa Mulheres na Indústria  
Março: 150 vagas – 05 turmas disponíveis e 30 alunos cada.  
Matrículas abertas a partir do dia 08 e março.  
Inscrições: https://senaies.com.br/mulheresnaindustria/  
Pré-requisitos: Ter no mínimo 16 anos completos, possuir ensino fundamental incompleto e apresentar autodeclaração de baixa renda.  

Unidades/Cursos:  

Vitória – curso de Eletricista instalador predial  
Serra (Civit) – curso Eletricista instalador predial  
Vila Velha – curso Pinturas texturizadas  
Cachoeiro de Itapemirim – curso Pinturas texturizadas  
Aracruz – curso Eletricista industrial  
As aulas começam dia 25 de março.

Fonte: Senai ES

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná