GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Pernil suíno preparado na panela de pressão com cerveja preta

Publicado em 08/03/2024 às 14:30

Compartilhe

GATRONOMIA-1

Consegui comprar uma “posta” de pernil suíno, sem osso, com 2 kg e pouco de peso, linda, limpinha, convidativa! A inspiração para prepará-la veio imediatamente: assá-la na panela de pressão, bem temperada e com cerveja preta, a qual vai lhe proporcionar um molho escuro, espesso e saborosíssimo!

Comecei perfurando a “posta” em diversos lugares, de maneira que o tempero penetrasse na carne e a deixasse bem úmida internamente. Para mariná-la utilizei uma colher de sopa bem cheia de pasta caseira de cebola e alho, duas colheres de sopa rasas de sal fino, pimenta do reino moída na hora, meia xícara de molho amarelo de mostarda, meia xícara de molho inglês, suco de um limão galego, uma colher de sopa bem cheia de tempero do Edu Guedes, uma de páprica picante e uma rasa de lemon pepper. Depois de espalhar tudo muito bem por toda sua superfície, deixei-a num recipiente hermeticamente fechado na geladeira de um dia para o outro.

No dia seguinte aqueci uma panela de pressão grande e selei a carne, em um pouquinho de azeite, em ambos os lados, até deixá-las morenas. Adicionei, então, dois copos de água fresca no recipiente da marinada e despejei tudo na panela de pressão, por sobre a carne. Adicionei, ainda, o conteúdo de uma latinha (350ml) de cerveja escura Petra, tampei a panela e, depois que pegou pressão, marquei 40 minutos.

Passado este tempo, abri a panela e adicionei uma cenoura descascada e fatiada, além de duas cebolas médias, também sem casca, cortadas em cubinhos. Coloquei mais um pouco de água fresca (um copo), fechei-a novamente e deixei cozinhando mais uns 20 minutos.

Findo este prazo, verifiquei que a carne estava macia e bem cozida. Retirei-a da panela, fatiei-a e levei-a para uma travessa grande. Deixei o molho bem suculento, apurando-o e engrossando-o um pouco (a cenoura e a cebola ajudaram nisso…), corrigi o sal e o despejei sobre as fatias, para serví-las! Acompanhei-as com batatas cozidas e um vinho da uva Pinot noir.  Não sobrou quase nada… Bom proveito e até a próxima!

Veja também

BPMA em Pedra azul

BPMA inaugura a sua 5ª companhia na região das montanhas capixabas  

agoecologia chilenos

Chilenos conhecem experiências em agroecologia no Espírito Santo

agrishow 2025

Novidades em máquinas agrícolas e tecnologia estarão em destaque na Agrishow 2025

lei seca blitz

Força pela Vida: blitz da Lei Seca tem 78 recusas e um preso por tráfico de drogas

insegurança alimentar

IJSN divulga especial sobre combate à Insegurança Alimentar no Espírito Santo

palacio anchieta

Saiba como será o expediente dos órgãos estaduais no Dia de Nossa Senhora da Penha

capa carreta com drogas

Foram presos dois ocupantes da carreta que tombou com drogas na BR-262

operaçao da policia prende dois

Operação policial prende dois por tráfico e apreende drogas em Domingos Martins

Últimos artigos de Gastronomia

Mousse de Côco

Frango ao molho de mostarda e mel

Chili com carne  

Polenta cremosa com abobrinha e gorgonzola

Sopa de letrinhas