Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Publicado em 25/02/2024 às 06:38

Compartilhe

silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos anos, a pesquisa e o investimento em maquinários mostraram-se como as soluções mais sábias para impulsionar o segmento, trazendo mais produtividade e melhores condições de trabalho na área. Atualmente, no Brasil, o plantio de florestas é predominantemente manual ou semimecanizado, por isso, a mecanização deste processo se faz tão desafiadora.

A ideia é nova e como tudo que sai do senso comum é preciso conhecimento, análise, visão de mercado a longo prazo e planejamento para ser solidificado. Atuando há mais de uma década na área, o gerente de Operações Florestais de Silvicultura da Reflorestar Soluções Florestais, Paulo Gustavo Souza, acredita que o mercado da silvicultura “demorou muito para evoluir”.

“Percebo que, neste momento, não existe outro caminho a não ser o da mecanização para manter o setor produtivo”, avalia Souza. O silvicultor descreve que o setor demorou muito tempo para investir “de fato” em projetos voltados especificamente para a área. “Isso acabou trazendo dificuldades para muitas companhias em relação à sua produção”, pontua.

Souza explica que hoje o mercado precisa de madeira para abastecer as super fábricas que estão sendo construídas pelo Brasil afora. “Por isso, a mecanização na silvicultura é um caminho sem volta.  Não tenho dúvidas de que, daqui em diante, a evolução e a inovação para o setor e para suas atividades serão cada vez maiores”, justifica.

PIONEIRISMO – Na contramão do tradicionalismo da atividade, que é essencialmente manual no país, nos últimos meses, a Reflorestar ingressou no mercado da silvicultura, mas com um diferencial já de início: ao oferecer serviços 100% mecanizados na área.

A empresa já é reconhecida por oferecer soluções totalmente mecanizadas nas fases da colheita e do carregamento de madeira. “Acreditamos ser a primeira empresa prestadora de serviços (EPS) no Brasil a investir totalmente na mecanização da silvicultura. É uma proposta promissora para nosso setor”, prevê o gerente, que é especialista em Gestão Florestal pela Universidade Federal do Paraná.

Além do plantio mecanizado, explica, com diferentes modelos de plantadoras, a Reflorestar está investindo e desenhando em seu escopo de soluções, todas as demais operações mecanizadas para silvicultura. “Nisso, inclui desde preparo especializado de solo (da limpeza à sulcagem antes do plantio), à pulverização feita com drone”, exemplifica.

A tecnologia por meio dos “drones agrícolas” ou “drones pulverizadores”, por exemplo, promove mais segurança para o profissional técnico, rapidez no trabalho e versatilidade na aplicação de defensivos, já que atua em terrenos com qualquer tipo de declividade. Neste caso, o processo de mecanização já evolui quase que à automatização, devido ao controle remoto do equipamento. “Nas áreas mais declivosas, até então, estas operações eram realizadas em sua maioria, apenas de forma manual”, lembra Souza, sobre outras empresas no setor.

O processo da silvicultura mecanizada não só proporciona alta performance, integrando plantio, adubação e irrigação, mas também, resulta em baixo índice de reposição de mudas. Além disso, destaca-se pelo baixo consumo de combustível, contribuindo para uma eficiência energética aprimorada e garantindo total segurança para o operador. “Este é um projeto desafiador além de totalmente inovador e promissor para nosso setor”, anuncia Souza.

Fonte: Rede Comunicação

Veja também

{2DD1A40C-C3EB-1EC1-E85A-C6C745EE61AA}

Oito novos veículos reforçam a frota da Secretaria de Saúde de Domingos Martins

Texto: Fabrício Ribeiro / Foto: Fabrício Ribeiro

Prefeitura de Marechal Floriano antecipa salário e paga parcela extra do auxílio alimentação aos servidores

20230112_102918-1

O turismo no Espírito Santo cresce, gerando mais empregos e reduzindo a informalidade

20230929_105536000_ios

Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma

WhatsApp Image 2024-12-09 at 16.31.30

Delegação europeia finaliza missão no Espírito Santo com uma visita ao Palácio Anchieta

Uma das novas plataformas está sendo implantada na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins

Novas estações do Incaper fortalecerão o monitoramento meteorológico no Espírito Santo

Imagem do WhatsApp de 2024-12-09 à(s) 15.21.53_a700ecbb

João Doria vem ao Estado para o lançamento do LIDE Espírito Santo

cafezal_sol_FREEPIK-1-1024x585

cinco práticas fundamentais para cuidar das lavouras de café durante o verão