Gastronomia
Romeu & Julieta
Publicado em 09/02/2024 às 11:30
Uma preparação simples e deliciosa. Além de prática e fácil de fazer, encantou todos aqueles que a experimentaram!
Comecei dissolvendo, numa panela, uma barrinha com 300 g de goiabada, cortada em cubos, em um copo de água fervente, até ficar com uma consistência de um creme grosso. Deixei reservado para esfriar.
Quando esfriou misturei um pacotinho (12 g) de gelatina em pó sem cor e sem sabor, devidamente diluída em 3 colheres de sopa de água fria e depois aquecida no micro-ondas por 14 segundos, até ficar tudo bem homogeneizado.
Despejei a goiabada em uma forma de pudim devidamente untada com óleo de soja (pode ser qualquer outro!) até preencher metade dela e a levei para a geladeira, para firmar, o que demorou umas 3 horas.
Bati, então, no liquidificador, 500 g de “chimia” (apelido do queijo cremoso e ácido keschmier, de origem alemã e encontrado aqui na região serrana do Estado do Espírito Santo) com o conteúdo de uma caixinha de leite condensado (395 g). Quando estava bem homogêneo adicionei um pacotinho (12 g) de gelatina em pó sem cor e sem sabor, devidamente diluída em 3 colheres de sopa de água fria e depois aquecida no micro-ondas por 14 segundos e bati mais um pouco.
Tirei a forma da geladeira e, carinhosamente, despejei o creme de queijo por cima da camada firme de goiabada, até preenchê-la integralmente. Voltei com ela para o refrigerador, onde deixei-a até a hora de servir.
Fica fácil de fatiar! Bom proveito!