Comunidade São Sebastião celebra centenário com festa em Alto Paraju

Publicado em 19/01/2024 às 15:54

Compartilhe

igreja-sao-sebastiao-19-01

Segue até o próximo domingo (21), a Festa em Honra a São Sebastião, evento organizado pela Paróquia do Santíssimo Sacramento em Alto Paraju, Domingos Martins. Este ano acontece o Jubileu do Centenário de Criação da Comunidade São Sebastião. O tema escolhido para o Centenário foi “Comunidade São Sebastião, 100 anos de História e Devoção”, que, ao longo de cinco dias, celebrará a fé no protetor da peste, fome e da guerra.

A comunidade terá apresentações artísticas, missas, procissão, praça de alimentação, leilão e muitas outras atividades durante os dias. Diariamente, às 19h, terão as liturgias de missa, sempre com diferentes padres e temas, e depois as apresentações de canto. No domingo(21) haverá o tradicional almoço comunitário e o encerramento do festejo com show de forró de Ernesto Mathias.

HISTÓRIA –Na década de 1920, a localidade de Alto Sapucaia enfrentou uma epidemia de tosse, levando Ângelo Frasson a fundar a Comunidade Eclesial de Base de São Sebastião do Alto Sapucaia.

Em 20 de abril de 1925 que o vigário Humberto, da Paróquia deSanta Isabel, deu a licença para o início da construção da capela de São Sebastião doAlto Sapucaia. Em 12 de fevereiro de 1928 foi inaugurada a capela. A imagem de São Sebastião, vinda de Viana, chegou em 1929, graças à doação de Antônio Tonolli. A imagem do santo foi levada por uma tropa de burros até a comunidade.

No dia 30 de julho de 1932 foicomprado e instalado na capela um sino, que foi pego na estaçãoferroviária de Marechal Floriano, pesando 40,5 quilos, que se encontra na igreja até hoje. Por volta do ano de 1935 a comunidade passa a ser chamada de São Sebastião de Alto Paraju.

PROGRAMAÇÃO

Hoje (19/01)
19h – Liturgia e canto comunidade de Cristo Rei, de Perobas, com o padre Lucas Muniz

Amanhã (20/01) – Dia do Padroeiro
07h – Procissão saindo da residência do Sr. José Marcos Simmer e animada pela comunidade de Nossa Senhora de Fátima, de Goiabeiras
09h – Chegada da procissão na igreja e Santa Missa com Pe. Rafael Martins; Liturgia e canto comunidade Nossa Senhora da Glória, Ponto Alto
12h – Almoço

Domingo (21/01)
07h – Santa Missa presidida pelo padre João Marcelo dos Santos e animada pela comunidade de São José, da Paróquia São Miguel Arcanjo, de Santa Maria, Marechal Floriano.
12h – Almoço com churrasco a quilo, roleta e leilão
16h – Forró com Ernesto Mathias
19h -Encerramento dos festejos

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Divulgação

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido