Parceria entre Incaper e cooperativa fortalece e beneficia a produção de cafés especiais no sul do Estado
Publicado em 29/12/2023 às 09:50
A produção de cafés de qualidade, ou especiais, tem sido resultado de um grande incentivo que a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado (Cafesul), com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), tem prestado aos produtores rurais do sul do Espírito Santo.
Essa parceria foi reforçada durante um encontro realizado na última semana, com o objetivo de debater sobre as ações que ambos têm concretizado, especialmente no município de Muqui, sede da cooperativa.
O extensionista do Escritório Local do Incaper em Muqui, Tassio da Silva de Souza, ressaltou que uma das novidades é que, em breve, a unidade de provas da Cafesul será vinculada ao Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (CecafES).
“Para isso, já estão a caminho 200 mil revertidos em equipamentos modernos para processar os cafés que vão potencializar os resultados sensoriais que acontecem aqui, trazendo agregação de valor e confiabilidade para os cafés da região”, salientou Tássio de Souza.
A gerente da Cafesul, Natércia Bueno Vencioneck Rodrigues, contou também que, recentemente, mais de 20 mulheres adquiriram kits com maquinários entregues pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), para que possam entregar mais qualidade aos cafés.
“Nós sempre desenvolvemos projetos com mulheres cooperadas e não cooperadas, proporcionando o protagonismo delas dentro da cafeicultura e também na agricultura, já que incentivamos a diversificação também. Em 2016, elas optaram por trabalhar de forma prioritária com café e o Incaper se tornou um grande parceiro nesse quesito, nos dando todo suporte para a qualidade dos cafés. De lá pra cá, as mulheres galgaram novos passos”, disse Natércia Vencioneck.
O presidente da Cafesul, Renato Theodoro, afirmou que a Cooperativa vem trabalhando a qualidade de café desde 2010, além de buscar projetos estruturantes e mercados para eles. “Aproveito para citar o sucesso na Semana Internacional do Café (SIC). Das 30 amostras de cafés que foram para a final, 11 eram de cooperados e cooperadas. Na fase sequente, das 15 amostras tiveram, seis eram da Cafesul e uma delas ficou em terceiro lugar”, destacou Theodoro.
“Nosso laboratório, que funciona em parceria com o Incaper, é possível com que a qualidade dos cafés seja testada e ajustada pelos produtores durante a colheita, para obtermos excelentes resultados. Isso demonstra a consistência do trabalho que eles estão fazendo. Ano após ano, a gente leva as amostras dos cafés dos nossos cooperados às fases finais”, complementou o presidente da Cafesul.
O diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, reforçou para os colegas da Cafesul que a instituição tem direcionado as suas ações também para o incentivo à melhoria continuada da qualidade dos cafés e para o protagonismo e autonomia dos produtores rurais.
“O mercado tem buscado, cada vez mais, cafés com qualidade superior. Sabemos que, há algum tempo, o café tem deixado de ser commodity e está entrando para uma linha diferenciada de produtos. Nesse cenário, no cooperativismo vimos pessoas com interesses em comum colaborarem entre si, em que os cooperados são os ‘donos do negócio’. O nosso apoio sempre seguirá nessa direção”, pontuou Fiorot.
Fonte/Foto: Incaper