Gastronomia
Banoffee
Publicado em 22/12/2023 às 14:26
A “Banoffee” é uma torta de origem inglesa, cujo nome é uma combinação das palavras “banana” e “toffee”. O toffee tradicional é feito da caramelização de açúcar, juntamente com manteiga e, ocasionalmente, farinha. A nossa torta, abrasileirada, leva doce de leite!
A receita que preparei e que saboreamos na confraternização ocorrida na casa de amigos em Vitória, ES, foi uma releitura que fiz para poder utilizar um tipo de queijo denominado “keischmier”, de origem alemã e produzido na região serrana do Espírito Santo.
Iniciei processando 400 g de biscoito tipo Maria (ou maisena) até se transformar numa farinha. Adicionei 200 g de margarina derretida no micro-ondas e, com esta “massa”, forrei as laterais e o fundo de uma forma (de fundo removível) com 25 cm de diâmetro e 8 de altura. Coloquei-a no forno pré-aquecido a 200 graus por 15 minutos, até que secou um pouco e começou a ficar crocante. Tirei-a do forno e deixei-a resfriar na geladeira.
Enquanto isso bati no liquidificador 500 g de keischmier com 395 g de leite condensado e 200 g de creme de leite, até homogeneizar bem. Despejei esta mistura na forma e voltei com ela para o forno ainda a 200 graus. Assou por mais ou menos uns 10 minutos até que o creme ficou firme. Voltei com a forma para a geladeira.
Durante este tempo coloquei numa tigela 800 g de doce de leite pastoso e 200 g de creme de leite. Misturei bastante até que ficou tudo bem dissolvido. Tirei, então, a forma da geladeira e coloquei o doce de leite sobre o creme, espalhando-o uniformemente. Por fim, cobri o doce de leite com rodelas de 1,5 cm de espessura de bananas prata cruas, polvilhei com bastante canela em pó e voltei a torta para a geladeira, onde ficou até a hora de servir.
Já na mesa, desinformei e fatiei a banoffee.
Resultado: não sobrou nada! Bom sinal…