Sucesso Literário: Lançamento do Livro “Poesias para o Espírito Santo” encanta São Gabriel da Palha

Publicado em 07/12/2023 às 14:51

Compartilhe

sao-gabriel-07-12-livro-divulgacao-capa

No último dia 30 de novembro, no auditório da escola Coopesg, em São Gabriel da Palha, foi palco de um evento especial que marcou o lançamento do livro “Poesias para o Espírito Santo” – O ESPÍRITO SANTO EM TEXTOS E TRAÇOS, do projeto Nosso Livro – Expressões Impressas, edição 2023, da Página Extra editora.

O livro, que reúne produções textuais, principalmente poemas, dos alunos dos 7º e 9º anos da cooperativa educacional Coopesg, destaca diversos aspectos do estado do Espírito Santo e da rica cultura capixaba. A capa da obra é ilustrada pelo renomado chargista e jornalista capixaba José Antônio Nunes do Couto, conhecido como Janc, de 88 anos. Janc, homenageado no livro, expressou sua alegria ao contribuir para o projeto, destacando a importância de envolver a comunidade local na iniciativa. “Fico feliz em contribuir para esse livro da criançada, especialmente se tratando de São Gabriel da Palha, onde nasci e conheci minha esposa, lugar de onde guardo muitas memórias”, afirmou.

O coordenador do projeto, o jornalista Marcos Antonio Burgarelli, ressaltou a importância de resgatar a prática da leitura e escrita não apenas no ambiente escolar, mas também no seio familiar. “Acreditamos que trabalhando juntos para criar esta verdadeira obra-prima literária, os estudantes aprenderam não apenas sobre literatura e arte, mas também sobre colaboração, responsabilidade e a incrível sensação de realização que vem com a conclusão de um projeto tão significativo”, afirmou.

A diretora da Coopesg, Ana Caroline Torres, expressou sua satisfação com o evento, destacando a importância de trazer a escrita e o protagonismo para os adolescentes. “O evento foi uma grande realização dentro da nossa Instituição. Além de trazer a escrita e o protagonismo para os nossos adolescentes, resgata a importância do mundo da escrita e leitura, na atualidade tão engessada na tecnologia e o mundo virtual. Por mais momentos como este”, afirmou.

As professoras Claudete Brunow Caser e Audrey Ferreira Dias Leite – que acompanharam de perto os alunos que participaram do projeto – também compartilharam suas experiências e visões sobre o projeto. Claudete destacou que o projeto proporcionou aos alunos mostrar sua criatividade e adquirir conhecimentos sobre a cultura do Estado. “Transformar essas informações em linguagem poética foi uma experiência muito gratificante”, disse. Audrey ressaltou a importância da inovação e do compartilhamento de histórias. “Tudo que é inovador é um desafio e, gratificante. Cada livro é uma obra única, capaz de levar conhecimento, entretenimento e inspiração para os leitores. Devemos continuar compartilhando histórias para o mundo todo”, concluiu.

O entusiasmo e a satisfação dos alunos foram evidenciados durante o evento, com depoimentos como o da aluna Julia Pessin. Ela compartilhou sua experiência.”Gostei muito da ideia do projeto. Fez com que nós alunos conhecêssemos as coisas boas do nosso estado. Estamos acostumados a ver coisas ruins e, com o projeto, a gente viu muitas coisas boas. Gostei também da parte da gente criar o nosso texto e depois ver ele pronto num livro. Gostei muito da ideia mesmo.”

Julia Pessin expressou não apenas a aprovação do projeto, mas também ressaltou a importância de focar nas experiências positivas, muitas vezes obscurecidas por notícias negativas. Seu depoimento reflete não apenas a realização pessoal de ver seus escritos em um livro, mas também destaca a relevância do projeto em proporcionar uma perspectiva mais positiva e enriquecedora sobre o Espírito Santo para os estudantes.

O projeto “Poesias para o Espírito Santo”, além de uma marca positiva nos alunos, também conquistou o reconhecimento e a aprovação dos pais, como evidenciado pelas palavras de Valentim Penitente, pai do aluno Vergílio. Ele compartilhou sua satisfação, afirmando que “eu fiquei muito feliz com o aprendizado no projeto. A construção do livro desperta um sentimento bom em relação à educação. O projeto conseguiu destacar a leitura e escrita nos alunos. Na sociedade em que vivemos hoje, o incentivo à leitura e escrita faz toda diferença, todos estão de parabéns.”

O evento não apenas celebrou a realização do projeto, mas também destacou o potencial criativo e literário dos estudantes, reforçando a importância da educação e da valorização da cultura local. “Poesias para o Espírito Santo” promete ser não apenas um registro literário, mas um marco na promoção da leitura e escrita entre os jovens capixabas. Mesmo com a ausência de alguns alunos participantes, o evento contou com quase cem participantes entre os alunos, pais e convidados. O tempo parecia não passar enquanto os textos eram lidos, e quando menos se percebeu, alunos e coordenação do projeto haviam lido todos os textos entre risos, emoção e diversão, o que tornou o evento muito agradável e envolvente.

Fonte: Jornal Extra/ Fotos: Divulgação

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido