Sustentabilidade na produção dos cafés capixabas atrai parceria com a Plataforma Global de Café

Publicado em 03/12/2023 às 06:00

Compartilhe

Projeto-preve-a-criacao-da-Politica-Nacional-de-Incentivo-a-Producao-de-Cafe-de-Qualidade

O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, sendo responsável por três a cada quatro sacas de Conilon produzidas no País. O conceito de sustentabilidade presente no Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba Espírito e na produção dos cafés capixabas vem atraindo parcerias. Nesta semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), recebeu representantes da Plataforma Global do Café, uma associação internacional que visa à sustentabilidade na cafeicultura. Na ocasião, os representantes puderam conhecer um pouco mais sobre o café produzido no Estado e apresentaram o plano estratégico da Plataforma referente ao período 2020/2030 para o setor.

O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba é referência no Brasil. O conceito baseado na sustentabilidade, tema que está incluso em todos os eixos de atuação do programa, tem como meta o aumento da produtividade, adequação sócio ambiental de propriedades rurais e ampliação dos cafés superiores capixabas.

Para o Espírito Santo, estabelecer parceria com a Plataforma Global do Café é importante para atestar a qualidade e a sustentabilidade da produção dos cafés Arábica e Conilon cultivados no Estado. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura no Espírito Santo, lançado neste ano, possui mecanismos e metas sobre a sustentabilidade em consonância com os princípios da Plataforma, o que demonstra que a produção capixaba está preparada para atender os requisitos adotadas nos mercados mundiais mais exigentes.

“É o Espírito Santo fazendo parte dos assuntos que estão na pauta no comércio nacional e internacional do café. A plataforma veio reforçar a importância de o Estado estar junto na iniciativa privada para que a gente possa avançar ainda mais e evoluir, especialmente nos aspectos de sustentabilidade, rastreabilidade e resiliência climática”, afirma Bergoli.

Segundo o representante da Plataforma Global do Café, Pedro Ronca, o lançamento do plano do Governo do Estado para a cafeicultura, foi um estímulo para busca de uma parceria para a implementação do plano da Plataforma. “O nosso plano também mira um desenvolvimento sustentável, com a implementação de boas práticas na cafeicultura e está muito alinhado com o plano do Governo do Estado. O governo tem uma meta de atingir 35 mil produtores até 2030 e nós temos a meta de atingir 95 mil produtores até 2030”, comentou.

PLATAFORMA GLOBAL DE CAFÉ – A Plataforma Global do Café está presente em nove países, unindo esforços para avançar com a sustentabilidade na cafeicultura, disseminando conhecimento e capacitando técnicos e produtores que assegurem a oferta de café e protejam os recursos naturais.

No Brasil, a Plataforma atua desde 2012 e conta com mais de 40 membros e parceiros estratégicos para criar projetos e iniciativas que busquem colaborar com a cafeicultura diretamente no campo. Em junho deste ano, lançaram um planejamento estratégico voltado para 6 países, que juntos representam mais de 60% da produção mundial. Nesta seleção estão Brasil, Vietnã, Honduras, Quênia, Uganda e Indonésia.

Fonte: Governo do Espírito Santo

Veja também

chuva

Defesa Civil de Marechal Floriano alerta para fortes chuvas nos dois últimos dias do ano

desaparecidos

Mais de 20 pessoas estão desaparecidas em Marechal Floriano e Domingos Martins

Parceria UFES

Prefeitura de Domingos Martins cria parceria com a UFES para transformar o ensino de ciências nas escolas

ministério da saúde

Retomada das coberturas vacinais, mais Equipes de Saúde da Família e programa de acesso a especialistas. Confira ações da Saúde em 2024

sesa ano novo

Sesa informa os serviços de saúde que funcionam durante o feriado de Ano Novo

capa wanzete

Wanzete Kruger deixa mais de R$ 30 milhões em caixa para o próximo prefeito de Domingos Martins

idoso e cavalo morrem eletrecutado

Idoso e cavalo morrem eletrocutados ao passarem por fio de alta tensão caído em Domingos Martins

dupla suspeita por tráfico de drogas

Dupla é presa suspeita de tráfico de drogas em Domingos Martins