Colapso em Maceió: Novo tremor é registrado em região de mina

Publicado em 02/12/2023 às 07:10

Compartilhe

A split ground covered in stones under the sunlight with a blurry background

Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (1°), sensores instalados na área explorada pela Braskem em Maceió registraram um novo evento sísmico, desta vez com magnitude 0,39, embora não tenha sido perceptível para os humanos.

“Três sensores instalados na região do antigo campo do CSA, continuam apresentando alertas de movimentação. O sensor da cavidade 18, foi o que apresentou o valor mais expressivo. Este, nas últimas 24h registrou aproximadamente 11,4cm com velocidade média de movimentação vertical subsidência de 1cm/h”, informou a Defesa Civil.

Essa ocorrência se soma a um histórico recente, no qual, entre os dias 19 e 24 de novembro, foram detectados surpreendentes 1011 eventos sísmicos na mesma região.

O Ministério do Desenvolvimento Regional, ao analisar os dados, observou uma mudança na profundidade dos sismos, indicando uma possível movimentação em direção à superfície.

Essa constatação eleva a preocupação sobre a estabilidade do solo na área explorada pela mina nº 18 da Braskem, localizada no bairro Mutange.

O deslocamento vertical acumulado desde 21 de novembro atingiu 1,43 metros, elevando ainda mais a apreensão das autoridades. A Defesa Civil de Maceió, diante desse cenário, não descarta a possibilidade de uma cratera se formar no local devido à intensa movimentação do solo.

Uma equipe da Defesa Civil Nacional está presente na área desde quinta-feira, e nesta sexta-feira, uma reunião foi realizada para discutir estratégias e medidas apropriadas para lidar com a situação de emergência.

O Governo Federal reconheceu oficialmente o estado de emergência em Maceió, conforme publicação no Diário Oficial, e o Ministério do Desenvolvimento Regional comprometeu-se a repassar recursos para apoiar a população afetada.

Os bairros de Mutange, Pinheiro e Bebedouro foram os mais impactados pelos eventos sísmicos, resultando na realocação de moradores e provocando significativa movimentação e deslocamento de solo.

Diante do alerta máximo da Defesa Civil de Maceió, a orientação é evitar a circulação de pessoas e embarcações na lagoa próxima ao local desocupado devido ao afundamento do solo causado pela atividade de mineração da Braskem.

Fonte: Portal IG

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-12-26 à(s) 11.10.02_3b1a4e35

Seminarista de Marechal Floriano será ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Vitória

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025