Previsão é de temporais para quase todos os estados do Brasil

Publicado em 21/11/2023 às 10:08

Compartilhe

Previsao-Meteorologica-Brasil-21-11-Inmet

Foto: Mapa Meteorológico do Brasil/ Divulgação Inmet

Uma frente fria trazendo fortes chuvas chega ao Brasil após a forte onda de calor que passou pelo país na última semana. Alguns locais do país, como Acre, Amazonas, parte de Rondônia e Mato Grosso do Sul devem se preparar para chuvas intensas. A frente fria deve durar cerca de três dias e será marcada por chuvas e temperaturas mais amenas em quase todo o país. 

No Rio de Janeiro, além do fim do “calorão”, deve chover nesta terça-feira (21). As nuvens que cobrem a capital fluminense devem provocar pancadas de chuva isoladas hoje. Já na quinta-feira (23) a temperatura volta a subir e as chuvas também devem ser menos intensas. 

Em São Paulo, a previsão é de chuva e tempo nublado. Na noite de hoje estão previstas pancadas de chuva isoladas e trovoadas na capital. É possível que ocorrências de chuva isolada durem até o fim da semana em São Paulo.

Acre, Amazonas e uma parcela de Rondônia estão em estado de “perigo” no Inmet, por conta das chuvas intensas para as próximas horas. 

Dentre as áreas que poderão ser mais afetadas estão o Vale do Acre, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense e Vale do Juruá. Segundo Inmet, pela manhã desta terça-feira, haverá chuva e ventos intensos de até 100 km/h, com risco de quedas de energia, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

O mesmo vale para o Centro-Oeste brasileiro, que pode ter até chuva de granizo, danificando plantações. As áreas que devem ser atingidas são: a maior parte do Mato Grosso do Sul, o Centro Goiano, partes do Triângulo Mineiro, do Alto Paranaíba, do noroeste de Minas Gerais e do Centro-Sul do Mato Grosso.

Além do alerta laranja para os estados citados acima, o Inmet classificou como ‘possível perigo’ boa parte do Brasil, com maior abrangência para Tocantins, Pará, Sul do Maranhão e Sul de Minas. Nessas áreas a previsão é de ventos de até 60 km/h.

Na parte central de Pernambuco, Bahia, Sertão e Agreste sergipanos e norte de Minas o alerta é para baixa umidade, que deve ser de 30% a 20% nesta semana. A recomendação é evitar a exposição ao sol e beber bastante líquido.

Já no Sul do Brasil, a incidência de uma zona de alta pressão deve fazer as temperaturas subirem nesta terça, com possibilidades de variações entre 30°C e 32°C no Paraná, Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul, nesta semana. A alta pressão inibe a formação de nuvens de chuva e vai manter o calor com umidade relativamente baixa. 

A região vem sofrendo com temporais que já deixaram 8 mortos e mais de 8 mil desabrigados.

Entretanto, já na quinta pela manhã, com a chegada de uma massa de ar frio, haverá um declínio da temperatura principalmente no Sul do Rio Grande do Sul. Na manhã de sexta-feira, há possibilidade de geada no sudoeste do RS e na região serrana com Santa Catarina.

Fonte: Portal IG

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná