Gastronomia
Torta holandesa Düsselpie
Publicado em 10/11/2023 às 11:30
Há algum tempo tenho feito umas experiências utilizando o “käseschmier”, vulgarmente conhecido como “chimia”, um tipo de queijo cuja receita original é alemã e que, aqui em Domingos Martins, região serrana do Estado do Espírito Santo, é produzido e muito consumido, como se fosse um requeijão cremoso. O sabor é ácido e a textura bem macia: uma delícia, em minha opinião!
Já fiz “tiramisù”, sobremesa clássica italiana, e “cheesecakes” diversos, que ficaram ótimos, modéstia à parte.
Desta vez a escolhida foi a “torta holandesa” que, segundo os estudiosos, é uma criação bem brasileira e que não existe na Holanda!
Iniciei triturando 200g de biscoito maisena e, quando se transformou em uma farinha, adicionei 100g de margarina derretida (no micro-ondas). Homogeneizei no próprio processador que estava usando e espalhei esta massa no fundo de uma assadeira com 25 cm de diâmetro e fundo removível. Coloquei no forno já aquecido a 200ºC e deixei assando por 10 minutos.
Enquanto isso preparei o creme que vai ser o recheio:
bati no liquidificador 450g de leite condensado e 750g de chimia.
Retirei a forma do forno e coloquei ao seu redor, na vertical internamente, apoiando na lateral da forma, biscoitos Oreo de chocolate, de modo a formar uma parede (mesmo os biscoitos sendo redondos, resolvem o problema!). Despejei o creme sobre a massa e levei ao forno novamente. Deixei lá mais uns 15 minutos, até o recheio firmar. Após esse tempo levei a preparação para a geladeira.
Para a cobertura derreti, no micro-ondas, 270g de chocolate meio amargo, em barra, tendo o cuidado de mexer a cada 30 segundos para não queimar. Adicionei 200g de creme de leite de caixinha, homogeneizei bem, retirei a forma da geladeira, despejei esta ganache por cima e voltei para a refrigeração.
Uma hora depois, estava pronta para servir. Fácil, né?
Quem experimentou, adorou, eu inclusive!
Aproveita que o fim de semana esta chegando e surpreenda a todos com essa sobremesa.