Médica lista principais cuidados com tintas, sprays e maquiagens no Halloween
Publicado em 31/10/2023 às 09:48
Foto: Freepik
Outubro marca a temporada de um dos eventos mais aguardados do ano: o Halloween . Nesta época, mais do que nunca, a maquiagem entra em cena e é capaz de transformar qualquer fantasia simples em uma grande produção. Mas vale reforçar que os cuidados com a pele não tiram folga e, se não usados corretamente, produtos como tintas, sprays e maquiagens artísticas podem causar alergias, irritações e envelhecimento precoce.
A médica Adriana Vilarinho, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), revela que, ao utilizar produtos não apropriados para a pele tais como glitter, tintas e lápis não adequados para pintura facial, há a possibilidade de a pele absorver substâncias tóxicas e acumular resíduos, o que pode culminar no aparecimento de irritações e até mesmo alergias mais graves.
A orientação da especialista é utilizar produtos hipoalérgicos, com uso aprovado para o rosto ou cabelos. Além disso, não podemos esquecer de usar sempre uma água termal e/ou hidratante leve, ao menos 10 minutos antes da aplicação. “Na hora de fazer uma pintura diferente, é essencial usar esponjas e lápis macios, sem esquecer de observar a validade dos produtos”, orienta Adriana.
O grande perigo é que os sintomas causados por reação alérgica geralmente não são imediatos e podem se agravar com o uso cumulativo, associação com medicamentos e/ou exposição à luz. “O inchaço e a vermelhidão podem aparecer até 24h depois do uso”, explica a médica, que ainda acrescenta: “Se o paciente notar irritação na pele e/ou vergões vermelhos, deve procurar imediatamente um médico”.
A gravidade das reações varia individualmente e também de acordo com o tipo de química a qual a pele foi exposta. “Crianças, que possuem a pele mais fina e sensível, são mais suscetíveis a intoxicação e irritações, sendo necessário consultar-se de forma precoce para que sejam tomadas as devidas providências para cada caso”.
E os alertas não param por aí: mesmo a maquiagem segura e indicada para uso pode prejudicar a oxigenação, além de ressecar a pele e causar acne e alergias, seja por uso indiscriminado, em local não indicado ou sem a limpeza adequada. A dermatologista Adriana enumera dicas essenciais durante os preparativos para o Halloween:
1 Excesso de lápis preto na linha d’água dos olhos
Em excesso, o lápis preto na linha d’água pode deixar o olhar pesado e intensificar as olheiras, que podem ficar mais escuras e marcadas.
2 Pesar a mão na base de cobertura
No intuito de esconder manchinhas, espinhas e cravos, muita gente acaba exagerando na quantidade de produto, favorecendo o acúmulo de resíduos e acne. O ideal é utilizar uma cobertura mais líquida, que penetra menos que o pó, e de origem mineral, prescrita pelo seu médico. Não se esqueça de lavar com frequência a esponja e/ou pincéis!
A aplicação sequencial de várias camadas de produtos “saturaram” a pele e conferem um aspecto craquelado a ela. É necessário ao menos 10 minutos entre as aplicações para que a pele consiga absorver cada produto.
3 Batom acumulado ou craquelado nos lábios
Acúmulo de produto ou lábios ressecados conferem uma aparência mais envelhecida. Ainda, se na aplicação a mulher não consegue atingir um delineado linear, pode ser um sinal de atrofia labial, onde há perda de contorno, o que pode ser melhorado com preenchimento labial.
4 Sobrancelhas muito marcadas ou preenchidas envelhecem o olhar
Sobrancelhas grossas e bem preenchidas estão na moda entre as mulheres e realmente entregam um olhar mais sedutor, mais amplo e mais aberto. Contudo, exagerar no contorno e no preenchimento dos fios pode dar um aspecto falso e deixar o olhar pesado.
5 Cuidado ao retirar pomadas e fixadores de cabelos
Uma lavagem incorreta pode provocar irritações caso haja contato dos produtos com a região ocular.
Fonte: Portal IG