Romaria completa meio século e atrai mais de 5 mil fiéis nas montanhas
Publicado em 14/10/2023 às 10:24
Texto: Fabrízia Klippel / Fotos: Cícero Modolo
Em mais um ano, milhares de fiéis marcaram presença na romaria em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, na manhã da última quinta-feira (12), entre Marechal Floriano e Alfredo Chaves. Todos participaram de uma missa especial na comunidade de Aparecida, em Alfredo Chaves.
A romaria foi iniciada por católicos há aproximadamente meio século, quando os fiéis seguiam para acompanhar a festa em honra a Nossa Senhora Aparecida. Na época, como muitos não tinham condução, iam a pé ou a cavalo. O costume anual foi aumentando aos poucos e se tornou tradição entre os devotos. Nos últimos 10 anos, os padres acompanham a procissão, o que torna a peregrinação um ato de fé ainda mais fervoroso.
O número de fiéis aumentou a tal ponto que passou a ser necessária toda uma infraestrutura. Neste ano, foram mais de 5 mil pessoas, uma estrutura com três trios elétricos que garantiu a animação dos devotos em seguir cantando e rezando por todo percurso de seis quilômetros. A Polícia Militar e profissionais da saúde também estiveram presentes na festividade.
Um dos organizadores é Natalino Bianchi, que também é vereador florianense. Ele expressou sua devoção dizendo que “este momento de fé, amor e devoção é para nós, católicos da Paróquia Sant’Ana, a romaria da Mãe Aparecida”.
“Temos a oportunidade de ver pessoas vindas de várias partes do Espírito Santo e até de outros estados, como Minas Gerais. Muitos vêm em busca de cumprir promessas e fazer agradecimentos pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida em momentos da vida”, completou Bianchi.
Este ano, a comunidade de Ribeirão do Cristo também saiu em direção a comunidade de Aparecida, em Alfredo Chaves e no trajeto as procissões se encontraram. Foi realizado um momento de agradecimento pelo olhar atento e cuidadoso da Virgem Mãe Aparecida e súplicas a Deus. Juntas, as comunidades seguiram até o encerramento da procissão com a Santa Missa Solene, realizada pelo pároco, o padre Marcos Roberto Barbosa de Brito.