Controle da broca-do-café é tema de dia do campo na próxima quarta-feira (11) em Marechal Floriano

Publicado em 09/10/2023 às 17:30

Compartilhe

galho-cafe

Kássio Barreiros Paiva/ Fotos: César Khroling/Divulgação

Produtores rurais da Região Serrana do Estado terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre como monitorar e controlar a broca-do-café. Na próxima quarta-feira (11), cafeicultores da região poderão receber mais instruções de como proteger as suas plantações de café arábica, no dia do campo com o tema: “Monitoramento e controle da broca-do-café”.

A programação irá começar às 7h30 e segue até 11h30, e será realizada na Igreja de Santo Antônio, que fica no km 8 da rodovia ES-146, em Santa Maria, Marechal Floriano. Estão programadas três palestras durante a manhã, sendo uma delas ministrada pelo engenheiro agrônomo Cesar Abel Khroling, que é pesquisador e extensionista do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e doutor em ecologia e ecossistemas.

Segundo ele, anualmente as plantações de café sofrem com a broca-do-café, nome popular de um besouro, cuja larva se alimenta dos grãos de café, em vários estágios de crescimento do cafeeiro, desde o grão verde, passando pelo maduro ao seco.

Para evitar a proliferação, e para evitar prejuízos, os produtores rurais utilizam vários tipos de controles: químico, cultural e biológico. De acordo César Krohling, nos dois últimos anos o clima favoreceu para o aumento dessa praga. “Tivemos temperaturas elevadas, poucas chuvas no período de março a outubro de 2022, e isso está repercutindo na safra desse ano, com prejuízos significativos aos produtores rurais. Alguns cafeicultores chegaram a ter até 100% dos frutos com ataque da broca”, relata.

O engenheiro agrônomo irá falar aos participantes do dia de campo sobre os resultados de pesquisa de controle da broca na região. “O intuito desse dia de campo é de orientar os produtores sobre o que fazer, como monitorar a praga, saber como está o ataque na plantação e também ensiná-los a como instalar armadilhas nas lavouras. Faremos demonstração das pesquisas, resultantes das aplicações de produtos químicos e biológicos”, informou.

O doutor-entomologista Mauricio José Fornazier, que é engenheiro agrônomo e membro da Comissão Estadual da Produção Integrada Agropecuária (PIBrasil), falará sobre: “Monitoramento e métodos de controle da broca”. O controle biológico da broca-do-café será tema de uma palestra conduzida por especialistas de empresas convidadas.

O evento tem a realização do Incaper, da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e de empresas do ramo agrícola. As inscrições podem ser feitas diretamente no local do evento.

Veja também

f97df23e-6cfa-4f41-bd80-16dde7455cfe

Governo lança 2º Leilão Eco Invest para recuperar terras degradadas e impulsionar agricultura sustentável

Marcel-Carone- coluna diversidade

Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Espírito Santo

BPMA em Pedra azul

BPMA inaugura a sua 5ª companhia na região das montanhas capixabas  

agoecologia chilenos

Chilenos conhecem experiências em agroecologia no Espírito Santo

agrishow 2025

Novidades em máquinas agrícolas e tecnologia estarão em destaque na Agrishow 2025

lei seca blitz

Força pela Vida: blitz da Lei Seca tem 78 recusas e um preso por tráfico de drogas

insegurança alimentar

IJSN divulga especial sobre combate à Insegurança Alimentar no Espírito Santo

palacio anchieta

Saiba como será o expediente dos órgãos estaduais no Dia de Nossa Senhora da Penha