Sábado especial dedicado à prevenção do câncer de mama em Domingos Martins
Publicado em 03/10/2023 às 09:55
Foto: Ellen A. Favero
Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Domingos Martins preparou um dia especial dedicado a atividades para as mulheres. No próximo sábado (7), o Outubro Rosa será lembrado com uma programação que inclui palestras, aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, vacinas, sorteio de brindes, corte de cabelo entre outros serviços e um café da manhã.
A programação começa às 8h e segue até 14h, no Pavilhão da Igreja Luterana – no Centro de Domingos Martins, e no Centro Municipal de Saúde Humberto Saleme do Valle, onde será realizada a coleta de preventivo e solicitação do exame da mamografia. Esses serviços serão realizados mediante agendamento, já disponível na unidade.
Para a enfermeira Ellen Favero, coordenadora do Centro Municipal de Saúde, o Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e sobre o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde como preventivo e mamografia. “Estes exames são importantes para ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Procure uma unidade de saúde mais próxima da sua residência e se cuide”, alertou.
OUTUBRO ROSA – O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fonte: PMDM