Ônibus quebra pela segunda vez na semana e alunos não conseguem chegar ao IFES Centro-Serrano
Publicado em 28/09/2023 às 19:45
Texto: Julio Huber / Imagens: Redes Sociais
Pela segunda vez esta semana, o ônibus que transporta os alunos de Domingos Martins e Marechal Floriano até o IFES Centro-Serrano quebrou. Na primeira vez (terça-feira, 26), os alunos tiveram que sair às pressas do ônibus, pois o veículo pegou fogo. Eles chegaram atrasados ao IFES, transportados por outro veículo. Veja vídeo abaixo do ônibus pegando fogo.
Na manhã de hoje (28), o mesmo ônibus quebrou novamente, com problemas no compressor de ar, vazamento de óleo e travamento das rodas. Novamente os alunos não chegaram à escola, que fica na localidade de Caramuru, em Santa Maria de Jetibá. A responsabilidade pela contratação da empresa que faz o transporte dos alunos é do IFES Centro-Serrano, que é uma instituição federal.
Pais de alunos reportaram que os problemas com o transporte vêm sendo constantes no decorrer do ano, com falta de motoristas e com situações em que alguns alunos precisam ir em pé dentro do ônibus, por falta de lugar para se sentarem.
Segundo a mãe de uma aluna, Bianca Ewald Tesch, os problemas já vêm acontecendo há algum tempo. “Nossos filhos estão correndo risco e não temos resposta nenhuma dos responsáveis. Várias vezes, pais de alunos já entraram em contato com a direção do Ifes Centro-Serrano para comunicar sobre problemas do transporte, como ônibus que quebra com frequência, e até agora não foi tomada providência nenhuma”, afirmou Bianca.
Em nota, a assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRAN|ES) informou que o ônibus que apresentou os dois problemas nesta semana se encontra regular quanto aos registros junto ao órgão. “A última vistoria obrigatória para este tipo de veículo foi realizada no dia 08/09/2023, conforme consta no sistema do Detran|ES.
“O órgão esclarece que, quanto à questão de problemas mecânicos no ônibus, que podem ter surgido após a inspeção no veículo, é necessário procurar informações com a empresa CanalTur ou com a instituição que a contratou para realizar o transporte de alunos”, informou a assessoria.
O responsável pela empresa CanalTur, que presta o serviço de transporte para o Ifes Centro-Serrano, o empresário e ex-vereador Gerson Canal, afirmou que a empresa está sem receber o pagamento pelos serviços de transporte ao Ifes Centro-Serrano há 90 dias.
“Isto também complica e afeta a situação. É complicado trabalhar sem receber. Estamos trabalhando e mantendo nove veículos e nove motoristas até hoje, sem receber pagamento há 90 dias. Temos que pagar salários, seguro, combustível, manutenção, impostos… Assim fica difícil de trabalhar. Também estamos com dificuldades de conseguir novos motoristas”, afirmou Gerson Canal.
Ifes diz que abriu processo de fiscalização para apurar problemas
Perguntado sobre quais providências estão sendo tomadas pelo IFES Centro-Serrano para solucionar o problema, a assessoria de comunicação respondeu que foi aberto um processo de fiscalização no dia 25 de agosto deste ano para apurar os problemas relatados em relação ao transporte.
“Como as situações não foram sanadas, o campus está em processo de aplicação das penalidades previstas no contrato com a empresa. A disponibilidade orçamentária para contratação emergencial de transporte será discutida em reunião nesta quinta-feira (29) com a Reitoria do Ifes”.
A nota enviada pela assessoria ainda informa que o Campus Centro-Serrano tem feito esforços para avançar em parcerias com as prefeituras da região (Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina) para garantir os transportes dos alunos. “Além disso, o Ifes trabalha para encontrar outras saídas, junto à bancada capixaba no Congresso, para o financiamento do transporte dos estudantes do ensino técnico de nível médio”.
A reportagem do Montanhas Capixabas também indagou à assessoria de comunicação do IFES em relação à falta de pagamento, mas não obteve uma resposta em relação a este assunto até a publicação desta matéria.
Através de mensagem enviada diretamente aos alunos no final do dia de hoje (28), a direção do IFES Centro-Serrano informou que as aulas para os alunos provenientes de Domingos Martins nos dias 29 (amanhã) e 02 de outubro (segunda-feira) estarão suspensas. “Informamos que, em virtude de situações específicas, os ônibus que atendem Domingos Martins terão as atividades suspensas amanhã e segunda (29/09 e 02/10). Sendo assim, os alunos dessa localidade estão amparados por motivo justificável. Para demais informações e ou esclarecimentos, estamos à disposição”, informava a mensagem.
CARTA AOS PAIS – Os pais e mães de alunos enviaram um e-mail com uma carta com mais de 20 assinaturas ao diretor-geral do Ifes Campus Centro-Serrano, manifestando preocupação, insatisfação e indignação com o que tem ocorrido com o transporte escolar. Segundo os pais, o transporte tem apresentado problemas mecânicos que colocam a vida de seus filhos em risco. Ainda segundo os pais, por vezes os alunos precisam se aglomerar em um transporte, pois o outro quebrou e fazem o trajeto todo em pé. Os pais ainda reclamaram das condições precárias do veículo, da falta de cinto de segurança, dos assentos mal conservados, da porta que não fecha, entre outros problemas.
Em resposta a este e-mail enviado pelos pais dos alunos, o diretor-geral do Ifes Campus Centro-Serrano, Renato Chaves, afirmou que entende plenamente a gravidade dos problemas relatados com relação ao transporte dos alunos e que compartilha da preocupação com a segurança e bem-estar dos estudantes, e que exigiu que a empresa responsável pelo transporte tome medidas imediatas para garantir a segurança dos veículos e dos estudantes.
A resposta enviada aos pais, na íntegra, é a seguinte: “Como diretor-geral do Ifes Campus Centro-Serrano, entendo plenamente a gravidade dos problemas relatados com relação ao transporte dos nossos alunos e compartilho da sua preocupação com a segurança e bem-estar dos estudantes.
Gostaria de assegurar-lhe que estamos tomando medidas imediatas e rigorosas para abordar esses problemas. A situação que você descreveu é inaceitável e requer uma ação imediata. Notificamos a empresa responsável pelo transporte dos alunos sobre esses incidentes e exigimos que tomem medidas imediatas para garantir a segurança dos veículos e dos estudantes.
Além disso, já solicitamos uma reunião amanhã com o reitor para discutir esta situação em detalhes e avaliar as ações corretivas necessárias. Nossa prioridade é a segurança e o bem-estar dos estudantes, e estamos comprometidos em resolver essas questões de forma rápida e eficaz.
Assim que tivermos mais informações e ações concretas a serem tomadas, informaremos o progresso deste caso. Agradecemos e estamos comprometidos em tomar todas as medidas necessárias para resolver esses problemas”.