Projeto ObservaTB promove debate sobre políticas e serviços para o tratamento da tuberculose 

Publicado em 29/07/2023 às 17:14

Compartilhe

Texto: PMMF / Foto: Divulgação

Os serviços e as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) voltados para o tratamento da tuberculose foram tema de um evento realizado pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), nessa quinta-feira (27). O evento on-line foi organizado pelo projeto Observatório da Tuberculose no Espírito Santo (ObservaTB), que faz parte do Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS), do ICEPi, em parceria com o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Lab-Epi), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Durante a abertura, a coordenadora do ObservaTB, Carolina Maia Martins Sales, explicou que o projeto atua como um suporte para a tomada de decisão da gestão para o enfrentamento da doença. “Nós estamos unindo esforços para eliminar a tuberculose como um problema de saúde pública no Espírito Santo e no Brasil, por isso, a importância de o SUS e o SUAS atuem juntos, temática essa que estamos abordando neste evento”, disse. 

A pesquisadora do ObservaTB e secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, também participou da abertura e destacou a atuação inovadora do ICEPi, ao se antecipar na construção de um plano de eliminação da doença juntando os dois sistemas.

“A experiência aprendida no Espírito Santo e a parceria entre a universidade e o Estado podem ser exemplos para outros lugares. Nós precisamos incluir a assistência e a proteção social para as pessoas que estão em tratamento da tuberculose”, destacou Ethel. 

O evento

Pesquisadores e profissionais de saúde de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraná e Piauí marcaram presença no evento, que contou com palestras sobre o tema. 

Uma das palestra foi ministrada por Patrícia Sanine, que é consultora técnica na Coordenação-Geral de Tuberculose e Micoses Endêmicas da SVSA, e apresentou a estrutura do SUS e do SUAS. 

Ainda participaram o professor doutor Thiago Prado, da Ufes, e a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do Estado do Espírito Santo, Ana Paula Rodrigues. Os profissionais, que fazem parte do ObservaTB, apresentaram os fundamentos para a linha de cuidado da pessoa com tuberculose.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?