Alunos de Domingos Martins irão emitir Nota Fiscal Eletrônica para agricultores
Publicado em 07/07/2023 às 14:16
Na manhã de ontem (06), a professora Yasnaia Peterle, da EMEF Santa Isabel, em Domingos Martins, apresentou à Prefeitura, secretarias e representantes do poder legislativo, o projeto “Escola e Comunidade Rural, juntos na regularidade fiscal”. Oriundo do projeto Agrinho, um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES).
A iniciativa tem o objetivo de implementar núcleos de auxílio ao trabalhador rural na emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e). Com a recente obrigatoriedade da emissão do documento fiscal exclusivamente de forma digital, muitos trabalhadores rurais têm encontrado dificuldades em se adequar à nova regra, seja devido à falta de conhecimentos em informática ou pela ausência de serviços de conexão à internet nas propriedades. Diante desse desafio, as turmas de 9º ano da professora Yasnaia estudaram sobre regularidade fiscal e emissão da NF-e, tornando-se capacitados para integrarem núcleos do projeto nas escolas.
No próximo dia 27, será realizado um intercâmbio com a EMEF Eugênio Pinto Sant’Anna de São Miguel para uma ação-piloto do projeto. Nesse dia, haverá mutirão de cadastramento dos agricultores para emissão de NF-e, palestras sobre responsabilidade fiscal em parceria com o Senar-ES e, certamente, a realização das atividades de emissão da NF-e pelos alunos.
Na reunião, também foram propostas duas ações importantes que nascem do projeto. A primeira é instalar pontos fixos de emissão de NF-e em diversas escolas do município para que o maior número de produtores rurais seja atendido. A segunda é integrar a educação fiscal e parte da grade curricular do ensino nas EMEFs, visando a integração das escolas com as famílias produtoras, levando desenvolvimento econômico para o campo.
Fonte: PMDM