74% dos turistas escolhem o turismo rural pela proximidade com a natureza

Publicado em 01/07/2023 às 05:10

Compartilhe

74-dos-turistas-escolhem-o-turismo-rural-pela-proximidade-com-a-natureza

O turismo rural é uma tendência no setor de viagens e 74% dos turistas que buscam o segmento procuram o interior do país para contemplar a natureza. É o que revela o resultado da 2ª edição da pesquisa “Demanda Turismo Rural”, divulgado pelo Ministério do Turismo em parceria com a SPRINT Dados e a Rede Turismo Rural Consciente (Rede RDC). A pesquisa mapeou as preferências dos turistas no segmento rural ao longo de 45 dias, entre 20 de abril a 31 de maio de 2023.

Além de estar mais perto da natureza, 70% dos viajantes que optaram pelo turismo rural também levam em conta o atributo “paz e tranquilidade” ao escolherem o destino. Outro ponto que atrai os turistas é a “autenticidade da comida caseira”, item escolhido por 73% dos que responderam a pesquisa. Entre as mais de 40 atividades disponíveis no meio rural listadas pelo estudo, as trilhas ganharam destaque nas respostas, contando com 60% de preferência pelos turistas.

O levantamento indica ainda que 50% dos turistas buscam destinos que possam proporcionar algum aprendizado. Além disso, a tendência de sustentabilidade ganha destaque, sendo uma das ações que atraem os turistas, conquistando 47% de interesse do público. Entre os estados mais procurados para visitação relacionada a turismo rural, Minas Gerais, lidera a lista, sendo o preferido de 42% de respostas.

“O turismo rural no Brasil tem um potencial incrível para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Pesquisas, como esta, nos ajuda a tomar decisões estratégicas e assertivas para impulsionar o crescimento desse setor tão promissor para o país”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Os números foram divulgados durante evento transmitido on-line pelo canal no YouTube da SPRINT Dados. A divulgação contou com a presença da Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Anna Modesto, representando o Ministério; a Especialista em Análise de dados para Turismo, Fundadora e CEO da Sprint Dados, Rayane Ruas; e a turismóloga e coordenadora da Rede Turismo Rural Consciente (TRC), Aline Cunha. O estudo possui 95% de nível de confiabilidade e 3% de margem de erro.

PERFIL DOS PARTICIPANTES – Nesta 2ª edição, 1.615 pessoas participaram da pesquisa, número cinco vezes maior que no levantamento anterior. O maior acúmulo de respostas está registrado no estado de São Paulo, totalizando 36%; em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com 12%; e logo depois, Minas Gerais, com 8,79%.

As famílias (público predominante de respondentes) representam 50,46% daqueles que apreciam viajar para zonas rurais em média 3 vezes ao ano, o que representa 14%. Os feriados prolongados auxiliam no crescimento de viagens no meio rural, principalmente os finais de semana, que contribuem para que os turistas visitem os destinos rurais.

Os resultados também mostram a importância de os empreendimentos conhecerem o seu público-alvo e estarem conectado nas redes sociais, já que 52% dos empreendimentos conhecidos surgem das redes sociais.

PROMOÇÃO DE DESTINOS – Potencializar os atrativos nacionais em diferentes locais do país é uma das prioridades do Ministério do Turismo. Um exemplo disso é o projeto Experiências do Brasil Original, que está sendo desenvolvido atualmente pela Pasta e tem o objetivo de estruturar roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e dando visibilidade a indígenas e quilombolas; trazendo oportunidades de crescimento sustentável a esses locais e atraindo turistas para essas comunidades.

O Ministério do Turismo também desenvolveu, por duas edições, o Experiências do Brasil Rural, que estruturou roteiros em comunidades rurais, ampliando e diversificando a oferta turística brasileira por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar. 

O projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), proporcionou a valorização do segmento, trazendo impacto importante para a comunidade local e deixando muitos frutos para os empreendedores dos municípios certificados.

Ao todo, foram ministradas mais de 120 oficinas de diagnóstico dos roteiros, que contaram com avaliações referentes à experiência memorável, qualidade técnica, gestão e roteiro. Além disso, foram realizadas quase 250 horas de mentorias (atendimento individualizado para os agricultores familiares das cadeias produtivas de interesse do projeto) e mais de 300 horas de cursos de capacitação.

Por meio do projeto, foi possível criar 131 experiências turísticas memoráveis em todo o país, incorporando mais de 90 famílias da agricultura familiar a oito cadeias produtivas (cerveja, frutos da Amazônica, queijo, vinho, cachaça, café, farinha de mandioca e mel), que estiveram envolvidas na ação, além de outros 120 empreendimentos turísticos, dentre meios de hospedagem, restaurantes, agências de turismo, receptivos e transporte.

Quer saber mais sobre a pesquisa completa? CLIQUE AQUI e acesse o e-book gratuito e navegue pelo painel interativo da Sprint Dados.

Acesse a transmissão completa pelo YouTube clicando AQUI.

Fonte: Ministério do Turismo

Foto: Asscom/Setur – Sagrilo

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná