Montanhas capixabas ganhará a Rota Azul, com 36 empreendimentos turísticos
Publicado em 22/02/2023 às 16:28
Texto: Julio Huber | Foto: Divulgação/Khas Café
No próximo sábado (25), será lançada oficialmente a Rota Azul, que agrega 36 empreendimentos turísticos de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo, além do Parque Estadual de Forno Grande. A nova rota terá início no Km 72 da ES-164, em São Paulo do Aracê, distante 300 metros do final da Rota do Lagarto, na entrada para o Condomínio Monte Blú, finalizando no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo.
A intensão dos empreendedores é impulsionar a economia dos municípios, cujo roteiro possui hotelaria, pousadas, agroturismo, agronegócio, lazer, gastronomia, ecoturismo e produção agrícola familiar. Também se espera que com a criação da Rota Azul, as prefeituras dos três municípios e o governo do Estado pavimentem os 19 quilômetros que faltam para completar os 30,5 quilômetros totais que ligam os 36 empreendimentos da rota.
Uma proposta do deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), que tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, oficializa a criação da Rota Azul. De acordo com o Projeto de Lei (PL) 9/2023, que tem pedido de urgência feito pelo autor para ser votado pela Assembleia Legislativa após o Carnaval, a região tem alta frequência de turistas do Brasil e de outros países, com relevante interesse cultural.
Para ele, trata-se de “um roteiro que convida visitantes, turistas e a população de modo geral a conhecerem o melhor da natureza dos três municípios das montanhas capixabas, objetivando integrar as propriedades rurais, agroindústrias, empreendimentos e as belezas naturais”.