MPES recebe família Zé Gotinha e reforça a importância da campanha pela vacinação contra a Covid-19

Publicado em 19/02/2023 às 11:14

Compartilhe

MPES-recebe-familia-Ze-Gotinha-e-reforca-a-importancia-da-campanha-pela-vacinacao-contra-a-Covid-19

Com o objetivo de incentivar e reforçar a campanha pela vacinação contra a Covid-19, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) recebeu na sexta-feira (17/02) a “Família Zé Gotinha”. Os personagens estiveram no gabinete da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, e posaram para fotos ao lado de membras, membros e servidores do Ministério Público na fachada da Procuradoria-Geral de Justiça, sede da instituição.

Veja as fotos da visita.

A Campanha Nacional de Vacinação para o reforço com doses bivalente da Pfizer começa no dia 27 de fevereiro, conforme Nota Técnica Sesa nº 05/2023, sendo facultado aos municípios iniciarem as ações nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) tão logo recebam os imunizantes. As vacinas estão sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e a previsão é de que o Estado receba um total de 353.686 doses para a primeira fase da campanha.

Assim, para salientar a importância da vacinação, estiveram no MPES o Zé Gotinha, Maria Gotinha (esposa), Gotinha Jr. (filho) e Mariazinha Gotinha (filha). Bastante conhecido no país desde a segunda metade da década de 1980, o personagem ganhou familiares em 2021, durante a campanha de vacinação contra a Covid-19.

O convite para a “Família Zé Gotinha” ir até a sede do MPES foi do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caops), do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça. Os três Centros de Apoio atuam em conjunto, de forma estratégica, para ampliar o percentual de crianças e adolescentes vacinados no território capixaba.

Participação

Além da procuradora-geral de Justiça, acompanharam a visita as dirigentes do Caops, promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, do Caope, procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, e do CAIJ, promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais, o coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), procurador de Justiça Cezar Ramaldes da Cunha Santos, e a equipe técnica do Caops.

Também participaram do encontro o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso, e a equipe técnica do setor.

As ações do MPES em prol da vacinação infantil constam no Planejamento Estratégico da instituição e estão alinhadas com o objetivo de “garantir o acesso da população a serviços eficientes de atenção à saúde”. Também estão previstas no Plano Geral de Atuação ministerial, com a diretriz “Adequação da rede de atenção materno-infantil”.

Campanha

O Governo capixaba já recebeu 129 mil doses da vacina bivalente contra a Covid-19, segundo informações da Secretaria da Saúde (Sesa). Para esta campanha, foram elencados grupos prioritários que receberão as doses bivalentes seguindo o calendário definido pelo Ministério da Saúde.

A campanha será feita em cinco fases, contemplando os grupos de pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; indígenas (a partir de 12 anos); ribeirinhos (a partir de 12 anos); e quilombolas (a partir de 12 anos); pessoas de 60 a 69 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade (a partir de 18 anos); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido