Equoterapia retoma atividades na Penitenciária Agrícola do Espírito Santo

Publicado em 10/02/2023 às 16:15

Compartilhe

Equoterapia-retoma-atividades-na-Penitenciaria-Agricola-do-Espirito-Santo

Após o recesso de fim de ano, a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), em Viana, voltou a ofertar o projeto de equoterapia para 70 crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, nessa terça-feira (07). Outra novidade é que o projeto passou a atender também 10 adultos do Lar Genoveva Machado, que abriga pessoas com deficiência em Viana. As aulas acontecem na Penitenciária Agrícola de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

No ano passado, a unidade prisional realizou mais de 750 atendimentos. Utilizado como método terapêutico, a equoterapia emprega o cavalo como aliado em diversos tratamentos, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, motores e ortopédicos, autismo, entre outros.

Ao todo, 20 internos do regime semiaberto participam do projeto. Eles são responsáveis pelos cuidados com os animais e preparo do espaço para a realização das aulas. Para atuar no projeto, os detentos passam por treinamentos e cursos de qualificação para manejo dos equinos, que inclui atividades como doma, rédea, selagem, montaria, entre outros.

Atualmente, quatro cavalos são usados no projeto. Eles foram recolhidos nas rodovias e doados à unidade prisional. Entre eles estão Laptop, Sossego, Boneca e Prometeu, com exceção deste último: um manga larga doado por um empresário e que é considerado o melhor animal usado na equoterapia com as crianças.

A fisioterapeuta da Apae Viana, Lilian Flávia Pereira Reis, ressalta os benefícios da equoterapia. “A terapia com cavalos traz muitos benefícios para o corpo, tanto físico como psicológico. São ganhos como o equilíbrio que favorecem a coordenação motora e sensorial, estimula a comunicação e promove mais independência e autoconfiança para os praticantes. A equoteterapia é realizada em um ambiente aberto, onde os alunos podem interagir e ter contato com a natureza e isso representa muito para a promoção do bem-estar de todos”, destacou Lilian Flávia Pereira Reis.

Leizielle Marçal, diretora da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes), explica a importância do projeto. “O projeto tem transformado a vida de muitas pessoas. A Secretaria da Justiça busca oportunizar ao preso alternativas, a fim de prepará-lo para o retorno ao convívio social. A equoterapia traz todo esse sentimento. Vemos a transformação das crianças que passam pelo tratamento, a felicidade das mães em ver a evolução dos filhos, do interno ao ter uma atividade de trabalho que busca fazer o bem e ainda trabalhamos outro ponto que é o acolhimento de animais abandonados em vias públicas”, explicou Leizielle Marçal.

Luziana Venturini Graci é avó do pequeno José, de 7 anos. Ele é autista e também foi diagnosticado com escoliose, um desvio na coluna. “Há um ano eu acompanho o José na equoterapia e vejo o quanto o desempenho dele melhorou. Está mais independente e o problema da coluna regrediu em 80% nesse período. Ele poderia ter de usar colete corretivo para a coluna. O projeto tem sido excelente na vida dele”, afirmou.

Fonte: Governo ES

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná