Baía de Guanabara: buscas por desaparecidos em naufrágio continuam

Publicado em 07/02/2023 às 16:47

Compartilhe

Baia-de-Guanabara

Fábio Dantas Soares, 46, e Isabel Cristina de Souza Borges, 38, estavam na embarcação que afundou e ainda não foram localizados

O Corpo de Bombeiros continua, na manhã desta terça-feira (7), com as buscas por desaparecidos do naufrágio na Baía de Guanabara . O trabalho dos militares começou na tarde de domingo (5), quando o acidente aconteceu, e seguiu ininterrupto, com revezamento durante a noite e madrugada.

Até o momento, seis corpos foram localizados pelas equipes. A embarcação transportava 14 passageiros, dos quais seis foram resgatados com vida. Um homem e uma mulher ainda não foram encontrados.

As buscas seguem com mais de 50 militares, entre guarda-vidas e mergulhadores, com apoio de lanchas, motos aquáticas, botes e aeronaves.

Os bombeiros esperam localizar Fábio Dantas Soares, de 46 anos, e Isabel Cristina de Souza Borges, 38. Eles estavam junto com os outros em uma traineira que saiu da Ilha do Governador, na Zona Norte, com direção à Ilha da Jurabaíba, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. O barco com as vítimas virou, na altura da Ilha de Paquetá, por conta do mau tempo que atingiu a cidade do Rio no domingo.

Os passageiros eram todos amigos e dividiram os custos do passeio. Os mortos foram localizados entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira (6), e maioria deles estava dentro da embarcação. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro, onde foram identificados por meio de exame de papiloscopia como sendo de Juliana Gomes de Lana da Silva, 35 anos; Everson Costa de Assunção, 45 anos; Evandro José de Sena, 55 anos; Michele Bayerl de Moraes de Sena, 43 anos; Eduardo Borges da Silva Correa, 14 anos; e de Caio Gomes da Silva, de 3 anos.

“O Corpo de Bombeiros vem atuando desde o final da tarde de domingo na ocorrência do acidente náutico na Baía de Guanabara. A gente já encontrou seis vítimas, infelizmente, sem vida. Cinco delas, no interior da própria embarcação e uma próxima à região da Ponte Rio-Niterói. Ainda restam dois desaparecidos, uma vítima do sexo feminino e uma vítima do sexo masculino (…) O trabalho de buscas continua, a gente não têm previsão de término e ele está se estendendo por toda a região da Baía de Guanabara, para que a gente possa encontrar o quanto antes essas duas vítimas”, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros ,major Fábio Contreiras.

Um cachorro também morreu no naufrágio. Além deles, foram resgatados com vida Ana Paula de Souza, 46; Marcos Paulo da Silva Correia, 45; Ana Nilda dos Santos Soares, 43; Eric Pereira da Silva, 38; Caíque Gomes da Silva, 10; e Cauã Gomes da Silva, 14. Os sobreviventes foram encaminhados para o Coordenação de Emergência Regional (CER) da Ilha do Governador, onde foram atendidos e receberam alta.

Na tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros retirou do mar a embarcação e a levou à Capitania dos Portos, para passar por perícia. “A gente já conseguiu desvirar a embarcação, já içamos e já entregamos a embarcação aos cuidados da Capitania dos Portos, descartando qualquer possibilidade de a gente encontrar outra vítima no interior da embarcação”, disse o major.

A Marinha do Brasil informou que vai apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do naufrágio. Após uma análise prévia da instituição, não foi verificado indício de poluição hídrica na região onde o barco virou.

A 37ª DP (Ilha do Governador) também instaurou um inquérito para ouvir testemunhas, sobreviventes e o comandante da traineira para analisar se houve negligência, imprudência ou imperícia. O comandante da embarcação era Marcos Paulo da Silva, que conseguiu se salvar. Ele será o primeiro a ser ouvido pela Polícia Civil, ainda esta semana. O homem perdeu o filho Eduardo no acidente.

Segundo o pai de Everson, que morreu no naufrágio, a esposa dele, que também estava na traineira, contou que ninguém usava coletes salva-vidas e que o marido morreu tentando salvar outros passageiros.

Os sepultamentes de Everson, Juliana e Caio acontecem, respectivamente, às 14h, 14h30 e 15h, no Cemitério da Cacuia, na Ilha do Governador. Ainda não há informações sobre os enterros das outras vítimas.

Fonte: Portal iG

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná