Ministério Público do ES instaura gabinete para ampliar defesa da sociedade

Publicado em 12/01/2023 às 12:24

Compartilhe

Ministerio-Publico-do-ES-instaura-gabinete-para-ampliar-defesa-da-sociedade

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) instaurou na quarta-feira (11/01) o Gabinete Permanente de Crise (GPC) no âmbito da instituição. O objetivo é gerenciar as consequências de situações emergenciais e críticas de grande impacto nacional, estadual ou municipal, que exijam ações integradas e uniformes entre as Promotorias de Justiça com atribuição relacionada à crise instalada, para manter a unidade ministerial e potencializar a atuação estratégica da instituição em defesa da sociedade. O GPC é vinculado diretamente à Procuradoria-Geral de Justiça e foi instaurado pela Portaria PGJ Nº 27, de 11 de janeiro de 2023.

A instauração do Gabinete Permanente de Crise decorre também dos atos antidemocráticos contra as sedes dos Três Poderes da Capital Federal, que culminaram na invasão e na depredação do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O GPC atuará em eventos de crise, como movimentos de ruptura institucional, greves, pandemias, desastres, entre outras situações de grande impacto na esfera nacional, estadual e municipal e que exigem uma resposta especial dos órgãos públicos competentes, em especial do Ministério Público capixaba.

A procuradora-geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, salientou a importância do Gabinete Permanente de Crise para uma atuação institucional ainda mais ágil e vigorosa face aos eventos de forte impacto social. “O que pretendemos com o gabinete é ampliar o escopo de investigações de atos criminosos, como os ocorridos durante as manifestações antidemocráticas verificadas em Brasília e aqui no Estado. Queremos dar uma abrangência maior, para obtenção de provas robustas, com ações integradas com os órgãos de execução naturais, potencializando a atuação estratégica institucional em momentos de crise e situações emergenciais, para dar uma resposta eficaz e eficiente para a sociedade”, avaliou.

Fonte: MPES

Veja também

titulo digital

Título digital dispensa documento físico para votação

fisk

Alunos exploram inglês em visita à fábrica de biscoitos em Domingos Martins

2023-09-12-segurança-urna

Você sabe o que pode e o que não pode no dia das eleições?

O TSE desmentiu a notícia falsa de que o voto seria válido como prova de vida de aposentados

Votar não servirá como prova de vida para aposentados

urna

Confira as mudanças de local nas Seções Eleitorais de Marechal Floriano

2º Prêmio da Música Capixaba - Bruno Leão (992) (1)

Não perca tempo: últimos dias para votar nos semifinalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba

GIRONDA

Espírito Santo será um destino mais acessível e seguro com maior investimento em sinalização turística

taças

Como a Seleção poderia mudar em vista da próxima Copa do Mundo?