Bolsonaro é internado nos EUA e senador pede sua extradição
Publicado em 09/01/2023 às 17:41
Texto: Julio Huber
De férias nos Estados Unidos da América (EUA) desde o final de dezembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado em um hospital em Orlando, nos Estados Unidos. A informação foi noticiada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo interlocutores de Bolsonaro, ele passou mal de madrugada, com dores abdominais, e deu entrada às 4h (horário da Flórida) no AdventHealth Celebration para fazer exames de imagem. Os exames foram realizados para verificar uma possível obstrução intestinal e aderências.
Desde a facada que sofreu em setembro de 2018, Bolsonaro foi internado outras seis vezes. A última vez que o ex-presidente foi internado foi em 28 de março do ano passado, quando ele esteve no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após também sentir um desconforto abdominal.
A família de Bolsonaro está hospedada em uma casa de férias do ex-lutador de MMA José Aldo, na cidade de Kissimmee, a cerca de 35 quilômetros de Orlando. Em seu perfil no Instagram, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro confirmou a internação do marido e disse que está em oração pela saúde dele e pelo Brasil.
Parlamentares pedem extradição de Bolsonaro
Após os ataques ocorridos ontem (08), na Praça dos Três Poderes, em Brasília, quando houve destruição no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Renan Calheiros (MDB) pediu a extradição de Bolsonaro para o Brasil.
Os ataques aos órgãos federais foram feitos por grupos bolsonaristas radicais, insatisfeitos com o resultado das eleições, que elegeu Lula (PT) como presidente do Brasil. No pedido de extradição de Bolsonaro, há a acusação de que Bolsonaro foi “conivente e estimulou os atos antidemocráticos”.