Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto são invadidos em Brasília
Publicado em 08/01/2023 às 16:18
Julio Huber
Após invadir o Senado e a Câmara Federal, em Brasília, os manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que protestam contra o resultado das eleições presidenciais, também invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, onde despacha o presidente.
A situação em Brasília está fora de controle. As forças de segurança não conseguiram impedir que os milhares de manifestantes invadissem os prédios onde funcionam o Legislativo, o Executivo e a Justiça Federal.
Os manifestantes estão realizando uma verdadeira quebradeira em prédios públicos e estão destruindo vidros, móveis e tudo que encontram pela frente. Imagens feitas pelos próprios manifestantes mostram muita destruição.
Inconformados com a derrota de Bolsonaro à reeleição, bolsonaristas de diversas partes do Brasil estavam acampados em Brasília, no fim de semana, e na tarde deste domingo (08), conseguiram invadir o Congresso Nacional e outros prédios públicos.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que as forças de segurança serão enviadas para a Praça dos Três poderes, para tentar conter os vândalos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Araraquara, em São Paulo, cidade que foi bastante afetada por chuvas nos últimos dias.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a invasão. “Inaceitável a invasão das sedes das instituições por golpistas. Temos que reagir com vigor para proteger a democracia. Resultado eleitoral precisa ser respeitado”, disse Casagrande, por meio de uma rede social.