Católicos seguem tradição e desmontam presépio e árvore de Natal
Publicado em 07/01/2023 às 12:32
Texto e fotos: Cícero Modolo
Assim como existe um dia certo para montar a árvore de Natal, também há o dia de desmontá-la, conforme o calendário e os dias importantes da igreja católica. A data da desmontagem da árvore de Natal o dia 06 de janeiro, quando se comemora o dia dos Reis Magos. Além da árvore, o presépio também é guardado para o próximo Natal.
A tradição católica tem como origem a visita dos três Reis Magos à manjedoura, que abrigou o menino Jesus nos primeiros dias após seu nascimento. Em Marechal Floriano, algumas famílias ainda seguem o ritual para guardar a decoração natalina. Como esse ano o dia 6 de janeiro caiu na sexta-feira, algumas pessoas deixaram para desmontar a decoração natalina neste fim de semana.
O curador do Museu da Imigração em Marechal Floriano, Adenilton Amorim Nepomuceno, faz uma afirmação bem esclarecedora. “A festa dos Reis é a última grande festa do ciclo de Natal. Depois da festa do batismo de Jesus e festa dos Reis, inicia-se um novo tempo litúrgico. A primeira parte do tempo comum se estende até a terça-feira de Carnaval. É com o término do ciclo do Natal que podemos desmontar as árvores de Natal, assim como todos os demais enfeites e o presépio”, informou.
Na família da professora aposentada Elineia Stein Vieira Nunes e do servidor público aposentado Aldemir Vieira Nunes, a tradição é seguida à risca. Os enfeites que foram colocados na casa no dia 06 de dezembro foram retirados e guardados nesta sexta-feira. “Reservo um espaço no armário no terraço da minha casa especialmente para os enfeites natalinos”, revela Elineia. Todos os anos a tradição se repete e conta com a participação de toda a família.
Todos os anos ela enfeita a casa inteira para o Natal. “Esse costume começou com minha avó e passou para minha mãe e seguimos até hoje”, comenta a professora, desmontando o presépio ao lado do seu neto Enzo.
Para ela, reunir a família em torno dessa tradição traz o verdadeiro sentido do Natal. “Temos que ficar com quem amamos. Natal é nascimento e vida. A família inteira se envolve na decoração, dá palpite, fazemos brincadeiras, é muito gostoso”, comemora.
REIS MAGOS – O dia dos Reis Magos (Gaspar, Balthazar e Melchior), relembra quando eles foram visitar Maria na manjedoura quando deu à luz ao menino Jesus. Os Reis são algumas das figuras mais importantes do cristianismo. Eles foram enviados por anjos para entregar presentes ao menino Jesus, e levaram ouro, incenso e mirra.
Maria e José estavam escondidos em um local nada propício, pois Jesus corria um grande risco de ser morto. Mas, os Reis Magos foram guiados por Deus através de uma estrela até o local e lá, entregaram os presentes.
Essa data foi estipulada pela igreja católica, que marca o fim da celebração do nascimento de Jesus. Mas outras religiões, cristãs ou não, não seguem essa data e desmontam a árvore na data que desejaram. Ou seja, não é uma regra, já que a data é utilizada apenas pela igreja católica.