Malária nas Américas: Ministério da Saúde reforça o combate à doença

Publicado em 06/11/2022 às 13:24

Compartilhe

Malaria-nas-Americas

No Dia de Combate à Malária nas Américas, o Ministério da Saúde reforça a importância de conscientizar a população, profissionais e gestores de saúde sobre os perigos da doença. Com o tema “atingir a meta zero malária”, a Pasta vai abordar, nos próximos dias, questões como transmissão, sintomas, formas de prevenção e tratamento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, 241 milhões de novos casos de malária foram notificados no mundo, 5,2% a mais que no ano anterior, atingindo 85 países. Foram registrados, ainda, cerca de 627 mil óbitos pela doença, o que representa cerca de 12% a mais do que no ano anterior.

Na região das Américas, os casos de malária reduziram em 58% (de 1,5 milhão para 0,65 milhão) comparando-se 2000 com 2020. Brasil, Colômbia e Venezuela são responsáveis por mais de 77% dos casos na região. Em relação aos óbitos, houve redução de 56%.

Dados do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária do Ministério da Saúde apontam redução no número de casos da doença no Brasil nos últimos anos. Em 2021, o país registrou 140.385 casos, uma redução de quase 28% em comparação a 2017.

No Brasil, mais de 99% dos casos autóctones (quando a infecção é adquirida dentro do Brasil) são registrados na região amazônica (todos estados da região Norte – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins –, além de Maranhão e Mato Grosso), com 33 municípios concentrando 80% da carga da doença.

Ações

Em 2022, com o objetivo de cumprir a meta de eliminar a doença até 2035, o Ministério da Saúde lançou o “Elimina Malária Brasil: Plano Nacional de Eliminação da Malária” e juntamente com as Secretarias Estaduais de Saúde da região amazônica assinou uma carta assumindo publicamente compromissos de viabilizar a implantação dos planos de eliminação estaduais e municipais, reconhecendo que os esforços devem estar associados a ações de todos atores envolvidos.

No mês de outubro, houve contratação de novos consultores técnicos para atuação nas capitais dos estados da região amazônica, com o objetivo de apoiar a construção dos planos estaduais de eliminação da malária.

Também foram realizadas oficinas de eliminação da malária com os profissionais, os nove estados da região amazônica e alguns municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) prioritários, para:

  • fornecer elementos para a construção dos Planos Estaduais de Eliminação;
  • alinhar as ações de campo realizadas nos estados com as propostas de estratégias por pilar do Plano Nacional de Eliminação;
  • apoiar no processo de acelerar a eliminação de malária e manter vigilância adequada para evitar a reintrodução dos casos, alcançando as metas de eliminação propostas, com adaptação por contextos locais.

O caminho para eliminação é um processo contínuo e depende de diversos fatores, tais como a capacidade das equipes em todas as esferas, o nível de investimento, determinantes biológicos, fatores ambientais, solidez dos sistemas de saúde e realidades sociais, demográficas e econômicas. Para alcançar a meta de zero casos da doença até 2035, a eliminação da malária deve ser discutida em todos os cenários e dialogada com a participação de todos os atores, para além do setor saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná