Chefs brasileiros e internacionais provarão mais de 5 mil refeições com ingredientes capixabas

Publicado em 20/10/2022 às 14:22

Compartilhe

Chefs-brasileiros-e-internacionais-provarao-mais-de-5-mil-refeicoes-com-ingredientes-capixabas

Texto: Julio Huber

Com mais de 500 participantes já confirmados, a Convenção da Federação Italiana de Cozinha (FIC), que será realizada na próxima semana, em Domingos Martins, terá mais de cinco mil refeições preparadas para o público, formado por chefs, cozinheiros, donos de restaurantes e estudantes de gastronomia de 23 estados brasileiros e de diversos países, como da Itália, berço da federação.

De acordo com o chef Ari Cardoso, coordenador no Estado do evento gastronômico, a intenção é apresentar aos visitantes um pouco da culinária tradicional do Espírito Santo. “Nas nossas refeições e nos preparos das aulas-shows usaremos desde a carne de sol e a pimenta do norte capixaba até os frutos do mar do litoral. A polenta e o azeite de abacate de Venda Nova do Imigrante e o inhame das montanhas também estarão presentes”, destacou.

O evento, destinado a membros da federação e que pela primeira vez sai de São Paulo, será realizado nos próximos dias 24 e 25, no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. Como a maioria dos participantes chega ao Estado nos dias anteriores ao evento, no dia 23 haverá um jantar de boas-vindas.

No primeiro dia de programação, após o café da manhã, será exibido um vídeo institucional sobre o turismo do Espírito Santo, seguido por palestras ministradas por chefs. O almoço terá como tema: “O mar e as montanhas capixabas”. Durante a tarde haverá mais três palestras e, ao final do dia, uma mesa redonda com o jurado do Máster Chef Brasil, Eric Jacquin, e os chefs Jimmy Ogro, Roberto Ravioli, Luiz Farias, Rogério Shimura, Cidinha Santiago e Enio Valli. Eles conversarão sobre temas variados da gastronomia.

Um jantar de gala, com comida típica veneta e trentina, em homenagem aos imigrantes das montanhas que vieram da região de Vêneto, na Itália, fechará a programação da noite.

No segundo dia, a manhã será destinada a aulas shows e apresentações de equipamentos e produtos de cozinha. O almoço será típico da culinária brasileira, com carnes feitas no fogo de chão. O tradicional tombo da polenta de Venda Nova do Imigrante encerrará a programação da Convenção. Apenas os associados à FIC poderão participar do encontro, mas a feira com as empresas de equipamentos de cozinha e com produtos do agroturismo capixaba será aberta ao público.

O chef italiano Rocco Pozzulo, o secretário da FIC Itália, Salvatore Bruno, o também chef e representante da entidade italiana, Gianluca Tomasi, além de diversos outros profissionais brasileiros e de outros países já confirmaram presença.

Como fazer parte da FIC

Para fazer parte da associação, o interessado deverá ter algum vínculo com a gastronomia, e participar de alguns encontros didáticos – no decorrer de dois anos – que são realizados em Estados onde há participantes, ministrados por chefs experientes. Além disso, há uma taxa anual para os associados. Os integrantes também podem participar de eventos e cursos promovidos pela FIC, como também, da convenção anual.

CONVENÇÃO FIC 2022

  • Quando: 24 e 25 de outubro
  • Onde: Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins-ES
  • Como participar: é preciso ser filiado à Federação Italiana de Cozinha (FIC)
  • Como se filiar: www.ficbrasile.com.br ou pelo telefone: (27) 99636-6899 (Ari Cardoso)

Veja também

estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-26_0

Anielle e Lula expressam pesar pelas mortes no acidente na Serra da Barriga

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China