Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Guerino Zanon

Publicado em 13/09/2022 às 08:56

Compartilhe

Guerino-Zanon

Texto: Julio Huber

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, entrevistou os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, uma por dia, a partir do dia 09 de setembro. 

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguiram a ordem alfabética dos nomes que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas. 

  • Guerino Zanon – Tem 66 anos, foi três vezes prefeito de Linhares, sua cidade natal. Foi também deputado estadual eleito em 2014. É o candidato da coligação com o PSD, PMB e DC. O candidato a vice-governador na chapa é o empresário Marcus Magalhães, 55 anos, do PSD.
  • Partido: PSD
  • Número: 55
  • Vice-governador: Marcus Magalhães 
  • Partidos coligados: PSD, PMB e DC

Quais serão as primeiras ações que o senhor pretende executar a partir do próximo ano, caso seja eleito?

Vamos construir um projeto de futuro para o Espírito Santo ser exemplo para o Brasil, montando uma boa equipe para ter gestão de verdade e melhorar a vida das pessoas, trazendo mais emprego e oportunidades, atraindo investimentos e qualificando as pessoas, em especial os jovens. Vamos fazer um amplo programa de combate à fome e a miséria. É inaceitável que um Estado tão rico, onde o governador se vangloria de ter R$ 12 bilhões em caixa, tenha mais de um milhão de pessoas na pobreza ou extrema pobreza.

O agronegócio é um setor que tem crescido nos últimos anos no Brasil, mesmo em períodos de crise. Quais as medidas que podem ser adotadas para contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do setor no interior capixaba?

Traçamos como medidas essenciais ações permanentes para melhoria de estradas rurais; investimento no sistema de telefonia móvel e internet no campo; reestruturação do Incaper (que foi sucateado pelo atual governo); construção de barragens como fizemos em Linhares; criação do Circuito Capixaba do Café com ações voltadas para melhorar a produtividade e a qualidade do grão; além da criação de um fundo para apoiar desenvolvimento sustentável do agronegócio capixaba. 

O turismo é um segmento importante para a economia do Estado, em especial para a Região Serrana do Estado. Quais são seus planos para essa área no Estado?

Eu vejo nas montanhas o exemplo dado pelo saudoso amigo e prefeito Braz Delpupo. Com uma ótima gestão, ele transformou Venda Nova na capital do agroturismo e mudou a vida de centenas de famílias. Vamos colocar um especialista na área de turismo para coordenar as ações estratégicas para a geração de emprego e renda. Vamos apostar no empreendedorismo, na divulgação intensa do Estado em outras regiões e no turismo de negócios, como fizemos em Linhares e vamos fazer por todo Estado.

No interior do Estado, os hospitais regionais são importantes ao prestarem atendimentos aos moradores, evitando deslocamentos para a Grande Vitória, mas muitos passam por dificuldades financeiras. Há algum plano para fortalecer o sistema de saúde no interior? De que forma?

A interiorização da saúde será uma prioridade. Precisamos acabar com esse “trança-trança” de ambulâncias pelas estradas. É desumano que um irmão capixaba do Sul fique seis horas em uma ambulância para ser atendido na Grande Vitória. Vamos trabalhar para que o cidadão seja atendido perto de casa, com a retomada da Rede Cuidar. Vamos investir em telemedicina e viabilizar a construção de hospitais no interior, como no Caparaó e na região Sul do Estado.

Ultimamente a política está bastante polarizada nacionalmente, e isso reflete nas eleições estaduais. Como o senhor vê esse cenário no Espírito Santo nesse período eleitoral? 

Eu já declarei que sempre fui conservador e nunca votei no Lula. Mas sou um conservador que respeita quem pensa diferente e que sabe conviver com todos. Por isso, quero governar para todos os capixabas. Meu voto será no presidente Jair Bolsonaro, porque acredito que ele tem o melhor projeto para o Brasil. Assim como eu tenho o melhor projeto para o Espírito Santo, que não pode perder mais quatro anos. Precisamos e merecemos avançar muito mais.

LEIA AS ENTREVISTAS COM OS DEMAIS CANDIDATOS:

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Aridelmo Teixeira

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Audifax Barcelos

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Carlos Manato

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Capitão Sousa

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Cláudio Paiva

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses